Diante da baixa procura, Sesa recomendou que prefeituras liberem o imunizante Qdenga para adolescentes de até 14 anos
Levando em conta a baixa procura pela vacina nos municípios da regional de Londrina e Foz do Iguaçu, a Secretaria de Estado Saúde recomendou, nesta quinta-feira (7), que os 30 municípios paranaenses contemplados com a vacina contra a dengue ampliem o público-alvo.
O documento inclui Londrina e os 22 municípios da região. Antes destinado para crianças de 10 e 11 anos, agora o imunizante pode ser aplicado em crianças e adolescentes de 12 a 14 anos. A mudança segue a instrução da Nota Técnica nº 12/2024 da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
Segundo um levantamento preliminar da Sesa, apenas 23,5% das doses recebidas do Ministério da Saúde no dia 22 de fevereiro foram aplicadas. Na 17ª Regional de Saúde de Londrina, 5.735 doses. Já em Londrina foram enviadas 13.204 doses, mas até quarta-feira apenas 3.499 crianças de 10 e 11 anos foram vacinadas, ou seja, sobraram 9705 doses.
Em Londrina, a secretaria municipal de saúde ainda estuda se irá ampliar a faixa etária a partir de sexta-feira (8) e nesta quinta-feira, permanece até 11 anos.
Em Rolândia já foi liberada a vacinação para crianças de até 14 anos em todos os postos de saúde, das 9h às 17h, com doses da Qdenga. Não precisa agendar.
Em Ibiporã, o município também já liberou a vacinação para as crianças de 10 até 14 anos. No próximo sábado (09), a vacinação será das 09h às 16h e estarão abertas as UBS Centro de Saúde, San Rafael e Lá Fontaine (vacina dengue e todas as vacinas de rotina, para todas as faixas etárias). Também haverá vacinação no Supermercado Tonhão das 09h às 16h.
Em Jataizinho mantém de 10 e 11 anos, por enquanto, e o horário atendimento na UBS centro para a vacina contra a dengue vai até amanhã, das 17h às 21h. Nas demais UBS’s (Vila Frederico) e (Jesuíno na região do Pombal), seguem no horário normal de atendimento, 2ª à 6ªf das 8h às 16h30.
Em Cambé, a secretaria de saúde disse que ampliou para crianças de até 12 anos, por conta do quantitativo.
O Paraná é o 4º estado do País com a maior incidência de dengue, atrás do Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal, conforme dados do Informe nº 4 do Centro de Operação de Emergências (COE) do Ministério da Saúde.
Fonte: CBN Londrina