Modalidade é considerada prática abusiva por incitar uso irresponsável do crédito e estimular endividadamento
O Procon-PR notificou as Lojas Americanas para que sejam retiradas todas as ofertas que sugerem o uso do FGTS para a compra de ovos de páscoa. Na avaliação do órgão estadual, esse tipo de publicidade incita o uso irresponsável do crédito e estimula a cultura do superendividamento. Dessa forma, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), fica caracterizada a “prática abusiva”.
Na internet, imagens da oferta “compre com seu FGTS” viralizaram. O teor das postagens chama atenção justamente para a situação absurda que é usar o fundo de garantia do trabalhador para a compra de chocolates. A advogada especialista em Direito do Consumidor Claudia Silvano explica que não existe justificativa para essa prática:
Nos supermercados, não é raro encontrar ovos de páscoa custando mais de 100 reais. Os produtos voltados para as crianças, com temas de personagens de quadrinhos e desenhos, acompanhados de brinquedos, costumam estar entre os mais caros.
A colunista da BandNews FM avalia que essa pode ser uma oportunidade para conversar sobre educação financeira com as crianças:
Mais da metade dos paranaenses pretende presentear com chocolates nesta Páscoa. Uma pesquisa do Datacenso, em parceria com a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), mostra que os consumidores planejam gastar cerca de 230 reais.
Os ovos de chocolate puxam a fila da preferência, seguido por bombons ou caixas de bombons. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os chocolates estão até 15% mais caros neste ano, na comparação com a Páscoa do ano passado.
Fonte: Band FM News