O anúncio foi feito pela Companhia das Letras, no sábado (7)
O livro ‘O Avesso da Pele’ retornou às escolas do Paraná e de Goiás após ter sido recolhido em março deste ano pelas Secretarias de Educação dos dois estados. O anúncio foi feito pela Companhia das Letras, no sábado (7).
“A decisão foi revista pelas Secretarias Estaduais de Educação e o livro volta a estar disponível para os alunos de Ensino Médio”, garantiu nas redes sociais a companhia responsável pelo processo de publicação da obra.
A obra, escrita por Jeferson Tenório, é vencedora do Prêmio Jabuti de romance literário em 2021 e faz parte da relação de obras literárias aprovadas em 2022 para serem utilizadas em 2023 pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), uma política do Ministério da Educação (MEC).
Sinopse
O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos. O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. Com habilidade incomum para conceber e estruturar personagens e de lidar com as complexidades e pequenas tragédias das relações familiares, Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e estilisticamente corajosas da literatura brasileira contemporânea.
Fonte: Jornal Plural