Episódio ouviu indígenas sobre desafios e avanços, como a criação do Conselho Estadual dos Povos Indígenas e a alteração do nome da data alusiva aos povos originários
O Dia dos Povos Indígenas, celebrado nesta sexta-feira (19), é tema do episódio #165 do PodParaná. A data é marcada por conquistas e lutas dos povos originários do Brasil. No Paraná, são cerca de 30,4 mil indígenas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As influências guaranis, kaingangs e xetás estão presentes nas raízes do Paraná. Elas aparecem facilmente no cotidiano, como no nome de cidades, como Arapongas, Guarapuava e Jaguariaíva ou mesmo dando nome a um dos maiores rios do nosso estado, o Iguaçu.
Se por um lado a cultura deste povo é tão presente no dia a dia dos paranaenses, por outro, a luta deles por reconhecimento, respeito, equidade e dignidade se arrasta há centenas de anos.
Neste episódio você vai ouvir:
- Importância da mudança de nome da data: de ‘dia do índio’ para Dia dos Povos Indígenas;
- As dificuldades enfrentadas por uma mulher indígena cacique de aldeia;
- A criação Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná;
- A ocupação por indígenas de espaços de poder, debate e decisão;
- Reconhecimento de terras e respeito às culturas fortalece a causa indígena;
- O resgate da ancestralidade através de plantas medicinais.
Participam deste episódio:
- Juliana Kerexu Rete Mariano – cacique da Terra Indígena Ilha da Cotinga, no Paraná
- Márcio kókoj Werá Popyguá – líder espiritual Terra Indígena Mangueirinha
- Eloy Jacinto – Guarani Nhandewa, de Piraquara
PodParaná
Você pode ouvir o PodParaná no g1, no Spotify, no Castbox, na Amazon, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o PodParaná, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
O PodParaná tem episódios semanais que contam a história de moradores do estado e trata de temas importantes para os paranaenses. Para sugerir temas e interagir com a equipe, os ouvintes podem usar o aplicativo Você na RPC.
Fonte: G1