Vozes da Resistência contém relatos de 60 ativistas, que nos anos 60 e 70 militaram no movimento estudantil em Curitiba
Matéria: Brasil de Fato – PR
Da troca de ideias no grupo de Whatsapp da seção paranaense do Movimento Geração 68 surgiu a proposta do livro.
O grupo, que foi criado em janeiro de 2021, é um espaço de encontros e de lembranças, e seus membros estão beirando os 80 anos, sendo que alguns já ultrapassaram esse marco.
Lançada a proposta, os rapazes e moças dos anos rebeldes foram em busca de suas memórias, remoendo recordações e lambendo feridas.
Em pouco mais de um mês, os textos foram escritos, e da parede da memória vieram à tona lembranças da ocupação do prédio da Reitora da UFPR, em 14 de maio de 1968, as prisões no Congresso da UNE, em 13 de outubro de 1968 e no Congresso Regional da UNE, realizado no bairro do Boqueirão, em 17 de dezembro de 1968.
São, aproximadamente, 450 páginas, escritas por protagonistas das lutas pela democracia; daqueles que em sua juventude lutaram de corpo e alma por liberdade e pelos filhos daqueles que já faleceram.
“Vozes da Resistência“ é um livro que fala das heroicas mães, que abraçaram a causa de seus filhos e filhas ao visitá-los nas prisões.
Da freira que levava cartinhas escondidas no hábito, do jovem, hoje médico conceituado, que enfrentou a repressão com um estilingue e das poesias, como forma de contestação à tirania, escritas nos muros curitibanos. Enfim, é um registro importante do Paraná nos anos tenebrosos da ditadura militar.
Serviço
“Vozes da Resistência, Memórias da Luta contra a Ditadura Militar no Paraná”
Relatos de 60 autores
Editora Banquinho – Curitiba
Lançamento no dia 14 de maio
10h – Prédio da Reitoria da UFPR,
19h – Auditório da Faculdade de Direito – UFPR