Ação é realizada pela Sanepar em parceria com a Prefeitura de Londrina, com aulas no CRAS Norte A; outras dezenas de atividades serão promovidas até dezembro de 2024
Nesta sexta-feira (10) e sábado (11), mulheres residentes em Londrina terão a oportunidade de aprender ou aprimorar seus conhecimentos sobre como realizar a manutenção hidráulica em casas ou apartamentos. Isso será possível por meio do curso básico ofertado pela Sanepar, de forma gratuita, e voltado exclusivamente ao público feminino. As atividades irão ocorrer na sede do CRAS Norte A, localizado na rua Julieta Leite de Carvalho, 65, no Conjunto José Giordano. A intenção é preparar e qualificar as participantes para que possam identificar e consertar pequenos vazamentos em seus imóveis ou de terceiros.
Ao todo, serão seis horas de capacitação ministrada por técnicos da Sanepar, com aulas na sexta, das 14h às 17h, e sábado, das 9h às 12h. As inscritas terão direito a alimentação, material didático e certificado de conclusão. O contato para inscrição é feito pelo telefone (43) 3378-0388 e também é possível se inscrever diretamente no CRAS Norte A. As vagas são limitadas e as candidatas precisam ter no mínimo 18 anos.
Qualquer pessoa pode se inscrever, no entanto, a prioridade são aquelas com registro no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e referenciadas em serviços da política de Assistência Social.
Este curso integra o corpo de ações do Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento da Sanepar, realizado em parceria com a Prefeitura de Londrina. Até dezembro, mais de 30 atividades de caráter socioambiental serão realizadas em diferentes bairros da cidade (mais detalhes abaixo). A proposta do curso exclusivo para mulheres está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ao ODS 5, que trata da Igualdade de Gênero.
Nas aulas, segundo a assistente social e uma das gestoras deste programa social de capacitações pela Sanepar, Angela Pagani, as mulheres poderão saber como identificar e sanar problemas como vazamentos na rede hidráulica interna. “É uma excelente oportunidade, já que esse tipo de situação gera transtornos e gastos para as famílias, e as mulheres terão condições de aprender técnicas para solucionar essas questões dentro de casa. Haverá uma parte teórica e outra prática dos procedimentos. As participantes ainda receberão uma cartilha com as orientações repassadas e, nas atividades, serão ofertados café da manhã, café da tarde e almoço. Todas serão muito bem-vindas”, convidou.
Pagani citou que a iniciativa também contribui para estimular ações que pensam na igualdade de gênero, levando em conta que o curso oferta oportunidades com vagas exclusivas para mulheres. “Em paralelo aos objetivos que a Sanepar possui alinhados aos ODS, é sabido que temos um índice alto de mulheres como chefes de família, cada vez mais, não somente em Londrina mas em todo o Brasil. Assim, optamos por abrir essa capacitação para atendimento às mulheres. Já fazíamos um curso antes para encanadores homens em obras de esgoto, por exemplo, e identificamos que existe o interesse de mulheres, mas que muitas tinham vergonha de participar. Nesta ação de sábado, será possível ensiná-las com atendimento exclusivo e de forma organizada”, contou.
A assistente social e coordenadora do CRAS Norte A, Rosemeiri Felix de Barros, informou que a unidade atua em parceria com a Sanepar para a realização do curso, cedendo o espaço físico para as aulas e colaborando com o recebimento das inscrições e divulgação junto à comunidade e público-alvo da ação. “Estamos divulgando e a intenção é inscrever todas a pessoas que manifestarem interesse. São 30 vagas e até agora temos 25 inscritas. Se o número de inscrições for superior a 30, a ideia é ofertar uma outra turma. Acredito que a primeira turma seja um termômetro. A divulgação funciona muito bem através dos próprios usuários do serviço que participam e divulgam no território onde residem”, informou.
Barros ainda acrescentou que a carga horária do curso foi adaptada com aulas divididas em dois dias, a fim de facilitar o acesso das participantes e permitir a elas conciliarem a capacitação com as demais atividades cotidianas. “Como muitas mulheres trabalham fora, possuem suas tarefas em casa, precisam levar filhos para a escola, nós readequamos os horários, o que atraiu mais pessoas inscritas. Colocar parte das atividades no sábado é uma estratégia importante, sendo este um dia no qual muitas pessoas não trabalham ou possuem mais tempo disponível. O público-alvo conta com mulheres que, muitas vezes, têm dificuldades para realizar cursos e não possuem rede de apoio, por isso o intuito foi exatamente ajudá-las e incentivá-las a aproveitar o curso gratuito”, concluiu.
Dezenas de ações – Até dezembro mais de 30 ações socioambientais serão realizadas em diferentes bairros de Londrina como parte do Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento da Sanepar. O objetivo é promover a conservação do meio ambiente e a responsabilidade social a partir dos eixos do saneamento.
O cronograma prevê curso de capacitação para facilitadores, voltado a agentes municipais, programa Sustentabilidade da Escola ao Rio, para jovens aprendizes da Epesmel, além de outras iniciativas junto à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina (Cooper Região), Centro Esperança Por Amor Social (CEPAS), Gerência de Inclusão Produtiva da SMAS e o Clube de Mães Unidas.
O Programa é realizado em parceria com a Prefeitura e atende à Portaria n° 464/2018, do Ministério da Cidades, como requisito para as obras de saneamento financiadas pela Caixa Econômica Federal. Em Londrina, o contrato de R$ 103 milhões prevê obras de ampliação do sistema de abastecimento de água.
Fonte: Blog Londrina