Em parceria com o Ilé Àṣẹ Àlàyé e apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina (PROMIC), o coletivo Ọfà Dọdún está promovendo, neste mês de maio, a segunda edição do seu projeto cultural, intitulado “Oficina de Stop Motion: XIRÊ – é dia de festa”. O evento está agendado para acontecer nos dias 18, 19, 25 e 26 de maio, às 14h, no terreiro Ilé Àṣẹ Àlàyé, lozalizado na zona Leste de Londrina.
A oficina visa criar uma série de animações explorando o “XIRÊ”, palavra Yorubá que significa roda, ou dança para a evocação dos orixás conforme cada nação. Na atividade, serão reverenciados 16 Orixás através de danças e cantigas. Este ano, serão produzidos 15 episódios com os desenhos criados durante o projeto.
Rafael Tolújì, artista plástico, pesquisador e membro do coletivo Ọfà Dọdún, destaca a importância do evento como uma oportunidade para fomentar debates sobre a cultura candomblecista. Segundo ele, a Oficina é uma continuação do trabalho anterior, onde foram estudados temas como o Èṣù oríxa e as Pombas giras. Agora, o foco será em outros Orixás, buscando ampliar a compreensão do terreiro como um espaço de cultura, trocas e arte.
“A segunda edição vem para coroar o primeiro trabalho, que escolhemos inicialmente ser frequentado apenas por pessoas da casa. Foi importante esse movimento de dentro para fora, os aprendizados foram os mais diversos, desde os técnicos até o conhecimento sobre leis de incentivo”, destaca Tolújì.
A liderança também ressalta o impacto social que a oficina busca alcançar, especialmente em uma região onde há escassez de espaços culturais. “Entendemos que o candomblé, como um todo, é um lugar educativo. Uma parte dessa instrução é fazer com que pessoas de religiões de matriz africana percebam que nosso meio tem muito a oferecer além das vivências espirituais”, explica.
Sobre o conceito da oficina, Tolújì enfatiza a importância de ouvir as histórias dos orixás e representar esses sentimentos e ideias figurativamente nos desenhos que serão animados. “Uma oficina simples, não precisa de conhecimentos prévios. Trabalharemos em grupos, como nosso pai de santo sempre diz, candomblé não se faz sozinho, e nesse caso específico, arte também não”, conclui.
Serviço
“Oficina de Stop Motion: XIRÊ – é dia de festa”
Data: 18,19,25 e 26 de maio
Horário: 14h
Local: Ilé Àse Àlàyé – R. Safira, 46 – Waldemar Hauer, Londrina – PR
Gratuito
Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão