Dinheiro tinha sido apreendido por guardas municipais em 2018
O Juiz de Direito da 4ª Vara Criminal de Londrina, Luís Valério dos Santos, informou nesta quinta-feira (16), que determinou a doação do valor total depositado na conta judicial vinculada a um inquérito policial, para aplicação em ações de auxílio às vítimas das enchentes ocorridas do Estado do Rio Grande do Sul.
O valor foi recolhido pela justiça em novembro de 2018, cerca de 857 mil reais, na ocasião, guardas municipais de Londrina, informaram terem encontrado esse dinheiro, após realizarem uma operação na sul da cidade, na época 15 guardas municipais, foram presos temporariamente já que havia suspeita que esse valor fosse maior e que parte desse dinheiro teria desaparecido, este processo contra os guardas municipais, foi arquivado. Já a ação criminal sobre a origem do dinheiro, ficou a cargo do juiz Luís Valério do Santos, que por sua vez, efetuou o repasse a conta da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.
O valor, que já foi transferido para o estado gaúcho, totalizou R$ 1.129.190,73. O valor é bem maior que os 857 mil reais, apreendidos em novembro de 2018, pois estava em uma conta judicial e sofreu correções ao longo dos últimos anos.
A decisão que determinou o repasse contou com parecer favorável do Ministério Público do Estado do Paraná, por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Londrina, e está de acordo com a Recomendação nº 150/2024 do Conselho Nacional de Justiça, que recomenda aos Tribunais de Justiça, aos Tribunais de Justiça Militar e aos Tribunais Regionais Federais que autorizem os respectivos juízos criminais a efetuarem repasses de valores depositados como pagamento de prestações pecuniárias e outros benefícios legais à conta da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: CBN Londrina