Desde a última quinta-feira (23) está acontecendo em Londrina a operação Noite Fria, voltada a dar acolhimento para as pessoas em situação de rua nos dias com baixas temperaturas. Neste ano, a iniciativa está sob a responsabilidade da MMA (Ministério Missões e Adoração), que celebrou um termo de colaboração com o município para a prestação dos serviços, que têm prazo de duração até outubro de 2024. Serão repassados até R$ 334 mil pelo período.
Segundo Amanda Nogueira, assistente social e coordenadora de projetos sociais da instituição, o trabalho funcionará quando a temperatura indicar abaixo de 14 graus, ou seja, 13,9 ou inferior a este patamar. “(O público-alvo é formado por) adultos do sexo masculino e feminino, com 18 anos ou mais, em situação de rua e que se encontram em desproteção devido a baixas temperaturas, nas noites de frio, e sem condições de autossustento, com diferentes necessidades”, destacou.
O atendimento será prestado das 17h até 9h do dia seguinte. São cerca de 50 vagas, sendo 40 para homens e 10 para mulheres, incluindo a possibilidade de cinco animais de estimação dos moradores também serem acolhidos, medida que foi adotada pela primeira vez no ano passado. “As pessoas que pernoitarem no serviço poderão retornar nos dias subsequentes, quando houver previsão de funcionamento da oferta devido a temperaturas abaixo de 14° graus”, explicou.
Alimentação e Higiene
Os moradores de rua poderão ter acesso ao serviço por meio de encaminhamento da Central de Vagas, a partir de solicitações e dados enviados pelas equipes do serviço especializado de abordagem social e Centro POP, além de outros equipamentos da rede. Para o transporte das pessoas foi disponibilizado um ônibus pela secretaria municipal de Assistência Social. “O trabalho com moradores em situação de rua acontece de forma contínua, todos os dias do ano. Cada período com sua especificidade. No frio atuamos para proteção necessária e para superação da situação de rua”, afirmou a titular da pasta, Jacqueline Micali.
Para que as ações aconteçam o MMA conta com uma equipe de seis educadores, um auxiliar geral, uma cozinheira e uma coordenadora. Quem aceitar ir para o espaço destinado a pernoite terá direito a um lanche na entrada, jantar e café da manhã. Também irá receber um kit de higiene.
“O acolhimento de pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas é essencial para garantir proteção social e preservar vidas. O MMA, junto à secretaria municipal de Assistência Social, tem se empenhado em oferecer abrigo seguro e digno para adultos vulneráveis nas noites frias, proporcionando um ambiente acolhedor que vai além do simples abrigo. Esse cuidado é um gesto de humanidade e solidariedade, essencial para assegurar os direitos básicos dessas pessoas e promover sua dignidade e bem-estar”, frisou.
Fonte: O Bonde