Encontros regionais são realizados nos núcleos sindicais de todo Paraná e visam elaborar plano de lutas da entidade para os próximos anos
Neste sábado (22), ocorre o 14º Congresso Regional da APP-Sindicato (Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Paraná) – Núcleo Londrina. Com a temática geral “Democracia, Direitos e Inclusão Social”, o encontro acontece ao longo de todo dia na sede do coletivo, localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, nº 1834, centro (acompanhe programação completa abaixo).
O credenciamento inicia às 7h30 e as atividades seguem durante a manhã, encerrando às 12h. Após uma pausa para almoço, o evento retoma no período da tarde, a partir das 13h30 com atividade cultural, e finaliza às 17h com plenária e a eleição de delegados para a etapa estadual do Congresso, previsto para os dias 11 a 13 de julho, em Curitiba.
“Análises de conjuntura internacionais, nacional e estadual, além da leitura das teses, havendo um debate sobre as políticas educacionais voltada a alguns segmentos separados em grupos de trabalhos”, pontua Márcio André Ribeiro, professor da rede estadual e presidente da APP-Sindicato Londrina.
O caderno de teses do 14º Congresso Estadual da APP-Sindicato propõe debates diversos que vão desde planos de lutas para funcionários de escola, aposentados, adoecimento da categoria, combate ao racismo e direitos da comunidade LGBTQIA+ (acesse documento na integra aqui).
O docente explica que o Congresso é destinado a trabalhadores da educação pública do estado do Paraná, seja da rede estadual ou municipal. Educadores não sindicalizados também podem participar do encontro.
“Esse é um processo democrático que visa facilitar a participação da base próxima ao seu local de atuação e depois levando as discussões, já mais elaboradas para uma instância mais centralizada”, acrescenta Ribeiro.
As inscrições são gratuitas e vão até esta quinta-feira (20). Basta preencher formulário disponível no seguinte link: https://encurtador.com.br/LjYpl
Confirma programação na íntegra:
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.