Trabalhadores da estatal deflagraram greve em todo país. Na cidade, mobilização é maior nos Centros de Distribuição
Até a manhã desta quinta-feira (8), a adesão à greve dos trabalhadores do Correios está parcial nas agências de Londrina. A mobilização é maior nos Centros de Distribuição. As informações foram repassadas ao Portal Verdade por Diego Henrique da Silva, diretor da pasta de Comunicação do Sintcom-PR (Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná).
“Essa movimentação nossa, de Londrina, está parcial, a maior adesão está nos Centros de Distribuição, mas tem alguns funcionários de agências paralisados, principalmente, em cidades menores da região”, afirma.
Conforme informado, as principais pautas reivindicadas pela categoria são reajuste salarial, diminuição do custo do plano de saúde e mais vagas em concurso público, já que, segundo lideranças sindicais, o número de postos anunciado pelo Palácio do Planalto em próximo certame ainda sem data para ser realizado, seria insuficiente para atender o déficit de trabalhadores.
O governo federal prevê a oferta de 3,2 mil vagas em todo país, porém estimativa do Sintcom-PR aponta que somente no estado haja 3 mil cargos em aberto (saiba mais aqui).
O último concurso, em âmbito nacional, realizado pela estatal foi em 2011, quando cerca de 9 mil vagas foram preenchidas.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.