Evento reúne comunidades de terreiro, profissionais da saúde e lideranças femininas para discutir saúde pública, empoderamento e combate ao racismo
Nos dias 14 e 15 de setembro, Londrina será palco do XI Encontro Municipal de Saúde e do VI Encontro Municipal de Mulheres de Axé, promovidos pelo Yle axé Opó Omim e pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro).
Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SESA) e do Ministério da Saúde, o evento visa discutir a formulação e aprimoramento de políticas de saúde para as comunidades de terreiro, reforçando o princípio de equidade do Sistema Único de Saúde (SUS), de cuidados específicos para a população negra, além de promover a troca de experiências sobre saúde integral e enfrentamento ao racismo religioso.
Eddie Mansan, um dos organizadores do encontro destaca que a equidade, princípio fundamental do SUS, norteia as discussões que serão realizadas. “Nosso sistema de saúde é sustentado pela ideia de equidade, garantindo o acesso universal e igualitário à saúde pública. O evento é uma oportunidade de reforçar essa visão, especialmente, para a população negra e para as comunidades de terreiro, que historicamente enfrentam barreiras no acesso aos cuidados de saúde”, comenta.
A programação do evento inclui mesas redondas , palestras e rodas de conversa que abordarão, entre outros temas, a educação antirracista, o combate à intolerância religiosa, a violência de gênero, e o empoderamento feminino.
O encontro contará com a presença de representantes de núcleos da Renafro de São Paulo e da coordenação nacional da Rede, o que amplia as expectativas de trocas e articulações. “Estamos muito animados, pois teremos a oportunidade de compartilhar experiências e saberes com lideranças de outros estados, o que enriquece o debate e fortalece nossas redes de apoio”, celebra Eddie.
Programação diversificada
Com atividades previstas para sábado e domingo, das 8h às 17h, o evento contará com discussões sobre saúde integral, ancestralidade e escuta nas comunidades de terreiro. Além disso, haverá exibição de documentários e palestras com profissionais da saúde e da segurança pública, lideranças religiosas e pesquisadores. Entre os destaques, está o debate sobre as ISTs e HIV, com dados atualizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Londrina, uma mesa sobre a Lei Maria da Penha e o combate à violência doméstica.
No sábado (14), o foco estará na saúde da população negra, a prevenção será o ponto central das atividades, com a presença de profissionais da saúde, pesquisadores e representantes de órgãos públicos estaduais e municipais. “Vamos ter mesas de conversa com lideranças religiosas, profissionais da saúde e da segurança pública, além de membros da Autarquia Municipal de Saúde e da SESA, que estarão conosco, trazendo informações e contribuindo para enriquecer o debate”, explica Mansan.
No domingo (15), a programação destaca o protagonismo das mulheres dentro das comunidades de axé, especialmente no candomblé, uma religião historicamente matriarcal. “As mulheres desempenham um papel central nos espaços de terreiro, e esse evento também é uma forma de reconhecer e valorizar essas lideranças femininas. Vamos exibir um documentário sobre o papel das mulheres no Candomblé, seguido de rodas de conversa com lideranças religiosas e especialistas”, completa.
A proposta é debater o papel das mulheres no axé, refletindo sobre as especificidades dos cuidados e da saúde nessas comunidades. Acompanhe programação completa abaixo:
O evento é aberto ao público em geral, especialmente, aos povos de terreiro, mas também a pesquisadores, profissionais da saúde, educação, cultura e segurança pública. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia. No entanto, quem desejar certificação, que poderá ser utilizados para fins acadêmicos e profissionais, deverá preencher formulário disponível aqui.
Para mais informações, acompanhem as redes sociais do Yle axé Opó Omim e da Renafro.
Serviço
Data: 14 e 15 de setembro de 2024
Horário: Das 8h às 17h
Local: Yle axé Opó Omim (Rua Maria José da Silva, nº 17, Conjunto Maria Cecília, Londrina-PR
Realização: Yle axé Opó Omim e Renafro
Apoio: Autarquia Municipal de Saúde, Secretaria de Estado de Saúde
Matéria do estagiário Jader Vinicius Cruz sob supervisão.