Parceria é a primeira no Paraná envolvendo o Poder Judiciário e Instituições de Ensino Superior
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) formalizaram um Acordo de Cooperação Técnica para viabilizar pesquisas e ações de enfrentamento às novas modalidades de crimes cibernéticos envolvendo, principalmente, agentes públicos e eleitores.
A ação é inédita no Paraná e a primeira desta natureza reunindo o Poder Judiciário paranaense e uma Instituição de Ensino Superior. Os objetivos envolvem a realização de cursos de capacitação para servidores e o desenvolvimento de pesquisas em conjunto nas áreas de Inteligência Artificial (AI), proteção de dados, combate à desinformação e segurança cibernética aplicadas ao processo eleitoral.
Segundo o presidente do TRE, Sigurd Roberto Bengtsson, a desinformação é a principal luta da Justiça Eleitoral. O professor Rodolfo Miranda de Barros, coordenador do Laboratório de Pesquisas de Crimes Cibernéticos (CyberLAB) da UEL, responsável pelas pesquisas do projeto, explica como efetivamente vai efetivamente funcionar a ação.
A parceria inicialmente é de dois anos e pode ser prorrogada, de acordo com o andamento do projeto.
Fonte: CBN Londrina