A Universidade Estadual de Londrina, por meio da Rádio UEL FM, firmou um termo de cooperação com o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) para a produção e veiculação de miniprogramas semanais de rádio. A emissora é a segunda estação de rádio do Paraná a levar ao ar informações e explicações sobre temas relacionados ao Direito do Trabalho e sobre termos jurídicos utilizados na Justiça do Trabalho.
O documento foi assinado pelo vice-reitor da UEL, Airton José Petris, e pelo desembargador Arion Mazurkevic, que representou na ocasião o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, desembargador Celio Horst Waldraff, no dia 3 de outubro.
A veiculação de programas de rádio de até um minuto e meio faz parte do Projeto Linguagem Simples do TRT-PR, lançado em julho deste ano. Na oportunidade, a primeira rádio parceira foi a Banda B, de Curitiba.
O projeto visa garantir ao público o acesso às informações prestadas pelo Tribunal em linguagem clara e objetiva, simplificando a compreensão dos direitos e deveres nas relações trabalhistas e promovendo o acesso à Justiça, de forma transparente e inclusiva.
Na Rádio UEL, a veiculação acontece aos sábados, durante o Programa Aroeira, das 12h às 13h. A produção e veiculação dos conteúdos será feita em cooperação mútua, de forma gratuita, sem envolver a transferência ou repasse de recursos financeiros entre as partes.
Para Airton Petris, a cooperação vai ao encontro do objetivo da instituição em se aproximar da sociedade e difundir informação de qualidade. O desembargador Arion Mazurkevic reiterou a importância da disseminação de informações qualificadas e destacou a relevância da Rádio UEL para Londrina e região.
Participaram da assinatura o diretor da Rádio UEL, Edyr Pedro, a juíza auxiliar da Presidência do TRT-PR, Angélica Slomp; juíza de Arapongas, Sandra Cembranelli Correia; juiz e presidente da Amatra IX, Daniel Roberto de Oliveira; juíza da 1ª VT de Rolândia, Patrícia Benetti Cravo; e Marcos Zaniol, chefe do cerimonial do TRT-PR
*Com informações da Ascom TRT-PR
Fonte: O Perobal