A Secretaria de Educação de Londrina deu um passo importante na Câmara de Vereadores, durante a sessão desta terça-feira (9), para a contratação de mais professores para a rede municipal de ensino. Foram aprovados, por unanimidade, dois projetos de lei que, juntos, preveem a criação de 400 novos postos de trabalho para os docentes. São 350 vagas para professores da educação básica e outras 50 para profissionais de educação física. Todos eles poderão trabalhar atendendo turmas tanto do Ensino Fundamental como do Infantil.
Na justificativa de um dos projetos, a secretaria argumentou que as escolas têm tido enorme procura por alunos advindos da rede privada, e que isso aumentou a demanda das unidades. Ainda segundo o município, a legislação federal tornou obrigatório o ensino às crianças a partir dos 4 anos de idade, o que fez superlotar ainda mais as creches. Só vai ser possível fazer uma reorganização da rede, de acordo com a prefeitura, após a contratação de mais professores.
Os projetos voltam a ser discutidos em segundo turno daqui a sete dias úteis, que é o prazo que os vereadores têm para a apresentação de emendas. Só depois que as propostas forem sancionadas – e as novas vagas criadas -, a prefeitura poderá realizar um concurso público para a contratação dos professores.
O processo seletivo, já revelado pela prefeitura, pretende contratar os novos profissionais ainda este ano. O edital do concurso deve ser lançado em outubro. O salário previsto é de R$ 4.691,00 por 30 horas semanais. A princípio, serão contratados os 350 professores da chamada educação básica.
Já os profissionais de educação física, conforme a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal, deverão ser contratados após realização de um outro concurso público no ano que vem.
Fonte: CBN Londrina