Limite de circulação será de 50km/h em toda a extensão da via.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou nesta terça-feira (5) a readequação das placas e sinalizações horizontais que indicam a velocidade máxima permitida ao longo da avenida Leste-Oeste. A expectativa é que o serviço seja concluído em uma semana e que, já na próxima terça (12), todo o perímetro compreendido entre as avenidas Universo e Dez de Dezembro tenha o teto de circulação padronizado em 50km/h.
A exceção ficará por conta das proximidades da UPA Jardim do Sol e do Terminal Oeste, onde as placas indicativas permanecerão fixadas em 30 km/h. De acordo com Laércio Voloch, gerente operacional de trânsito da CMTU, o objetivo da medida é igualar os limites de velocidade nos vários trechos da via, que atualmente possui locais onde é possível transitar a 60 km/h.
O gerente lembra que a iniciativa é um desdobramento da campanha “Por favor, reduza a velocidade”, lançada em 2022, que alçou a avenida Angelina Ricci Vezozzo, na região norte, à posição de primeiro ponto a receber a mudança. De lá para cá, também as avenidas Santos Dumont, Juscelino Kubitschek (JK), Tiradentes, Madre Leônia Milito, Saul Elkind e parte da Dez de Dezembro receberam a mudança.
Estudos realizados pela companhia indicam que, desconsiderando as interferências existentes, se um condutor conseguisse manter a velocidade constante de 60 km/h para cruzar de uma ponta à outra a Leste-Oeste, levaria aproximadamente 4 minutos e 48 segundos para percorrer todo o trecho. Já a 50 km/h o tempo subiria para 5 minutos e 46 segundos.
Ou seja, a diferença no intervalo de deslocamento, após a readequação da velocidade, não chegaria a 1 minuto.
Em mais um movimento para coibir o excesso de velocidade em Londrina, a CMTU fará na próxima segunda-feira (11) o acionamento de mais 04 aparelhos de fiscalização.
De acordo com Jonas Rico, gerente de fiscalização de trânsito, três dos dispositivos estão localizados na avenida Leste-Oeste: um em cada sentido de circulação nas entradas da trincheira no cruzamento com a Rio Branco, e outro na esquina da rua São Vicente, nas proximidades do Terminal Central, no sentido leste-oeste. O quarto equipamento entrará em funcionamento no encontro da avenida Dez de Dezembro com a rua Potiguares. Em todos os pontos monitorados, o limite de circulação será de 50 km/h.
O início da fiscalização ocorre após levantamentos indicarem comportamento irregular dos motoristas. Entre os dias 1 de setembro e 4 de novembro, por exemplo, o radar implantado na Leste-Oeste com a São Vicente captou 7.166 episódios de excesso de velocidade.
No mesmo período, o posicionado na Dez de Dezembro com a Potiguares registrou 15.710, enquanto o colocado no sentido bairro ao centro na entrada do túnel Jayter Cortez, na Leste-Oeste com a avenida Rio Branco, registrou 8.488 casos.
Fonte: CBN Londrina