Um total de 2.825 candidatos não compareceram neste domingo (17) no primeiro dia do vestibular UEL 2025, quando a universidade londrinense aplicou a prova objetiva de conhecimentos gerais, com 60 questões relacionadas ao conteúdo do Ensino Médio. Este quantitativo representa 17,29% do total de 16.338 inscritos.
Na avaliação da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), o volume maior de ausentes neste primeiro dia se deve ao fato do concurso ser realizado entre feriados, comprometendo a agenda de candidatos, sobretudo de outras cidades.
Nesta segunda (18) candidatos farão a redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos
Pela primeira vez os candidatos participaram de um novo modelo de Vestibular, em fase única de dois dias, que atende adequações realizadas no Ensino Médio. Nesta segunda-feira (18), os candidatos farão a prova de Redação e a prova discursiva de conhecimentos específicos, sendo duas disciplinas indicadas pelos colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de sociologia, comum a todos.
Para a reitora da UEL, Marta Favaro, o novo formato em fase única traz vantagens para os candidatos, sobretudo para aqueles que vêm de fora, que estarão em Londrina uma única vez para o processo de seleção. “A modelagem da prova teve alterações e a equipe Cops está atenta. Faremos uma avaliação final do processo, posteriormente, e um balanço de todos os pontos positivos e outros que talvez tenhamos de aperfeiçoar”, afirmou.
A reitoria lembrou que o Vestibular com mais de 16 mil inscritos representa um número expressivo de candidatos, embora as Universidades públicas do país venham registrando volumes menores a cada ano. “Entendemos que estamos mantendo um índice, o que nos alegra e, ao mesmo tempo, sinaliza a necessidade de planejamento para os próximos anos, para que possamos ampliar a procura das nossas vagas, nos cursos de graduação, que são de excelência”, enfatizou.
Prova interpretativa
De acordo com a responsável pela Cops, Sandra Garcia, o primeiro dia do Vestibular ocorreu dentro da normalidade, sem registro de ocorrências, e com um plantão de regularização de documentos pessoais movimentado pela manhã. Ela classificou o novo formato como uma maneira de condensar o concurso em dois dias, sem interferir nas características das provas que buscam um estudante com capacidade interpretativa, com boa leitura e conhecimento geral.
A prova deste domingo foi interdisciplinar trazendo como tema “Regularidades e não Regularidades”, com 60 questões de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira, Matemática e Química) . Segundo a professora, um exemplo de regularidade é a ciência, com características objetivas, sempre exata, que privilegia fatos comprovados. Exemplo de algo não regular é o clima, que pode surpreender com enchentes, secas, tempestades e temperaturas extremas.
Os candidatos foram desafiados a interpretar conhecimentos sobre fatos atuais como a infestação de dengue no Brasil, o conflito entre Israel e Palestina e a obra do artista plástico, Carlos Fajardo, que está sendo reconstruída por estudantes e professores do curso de Arquitetura da UEL, no Campus Universitário. A obra foi doada pelo próprio artista, em 1994, durante a Semana de Arte de Londrina, instalada no Centro de Ciências Biológicas (CCB), mas teve de ser retirada assim que foi iniciada a construção de um bloco de salas de aulas e de laboratórios.
“A prova continua buscando um aluno com visão de mundo, com boa leitura. As questões trazem sempre um texto para interpretar. Se o aluno ler com atenção, tem condições de responder, sempre considerando conteúdos que dialogam entre si”, afirmou Sandra Garcia.
Nesta segunda (18), a Cops mantém a recomendação para que os candidatos se atentem e antecipem a chegada aos locais de provas – Campus da UEL, Unifil e escolas públicas municipais e estaduais. O objetivo é evitar contratempos com trânsito, filas e problemas na chegada aos mais de 40 locais de provas. As salas abrem a partir das 13h20. As provas começam a partir das 14 horas, pontualmente.
Fonte: Tem Londrina