Articulado pelo Coletivo de Sindicatos, o GT atua para ampliar políticas públicas e promover melhores condições de saúde para negros e pardos
A criação do grupo de trabalho da população negra no Conselho Municipal de Saúde de Londrina marca um um passo importante no combate ao racismo que permeia a sociedade brasileira e impacta diretamente a oferta de políticas públicas.
A iniciativa é fruto de articulações de membros do Coletivo de Sindicatos de Londrina e Região. Laurito Porto Lira, diretor do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, explica que a reivindicação para a criação do grupo de trabalho (GT), surgiu durante os debates sobre os planos anuais e plurianuais de saúde do município.
Laurito pontua que, até então, nenhuma ação voltada à aplicação do Programa Nacional de Saúde Integral da População Negra havia sido implementada em Londrina.
“Assim, surgiu a necessidade de criar um grupo de trabalho para debater essa política e buscar alternativas na busca da implantação de ações e indicadores voltadas para a saúde dessa população na cidade de Londrina”, afirma Lira.
A criação do GT também busca responder às disparidades de saúde enfrentadas pela população negra. “O primeiro ponto é trazer a perspectiva de buscar combater o racismo estrutural presente na sociedade brasileira, e isso também tem relação com a oferta de políticas públicas de saúde para a população negra”, avalia.
Ele ressalta que essa população é mais afetada por problemas como hipertensão arterial, diabetes, doença renal crônica, anemia falciforme, alopecia, além de questões de saúde mental relacionadas ao racismo e à violência.
Laurito, ainda reforça o quanto o racismo impacta no atendimento, visto a falta de iniciativas em uma cidade como Londrina, onde 48% da população é afrodescendente. “Não ter um olhar para os principais problemas que podem afetar essa população e deixar de tomar medidas de promoção em saúde, prevenção e cuidado é algo contraditório e discriminatório”, argumenta.
Primeiros avanços e próximos passos
Desde sua criação, o GT tem promovido debates no Conselho Municipal de Saúde, como sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, e conseguiu incluir, pela primeira vez, três propostas no Plano Anual de Saúde de Londrina.
Além disso, trabalha na composição de uma comissão integrada pela Autarquia Municipal de Saúde e pelo próprio Conselho para ampliar indicadores e ações no Plano Plurianual e no Plano Anual de Saúde. Entre os próximos objetivos do GT está a realização de uma Conferência Municipal de Saúde da População Negra.
Matéria da estagiária Fernanda Soares sob supervisão.