Com mais de 250 atrações, calendário reúne ações alusivas ao aniversário da cidade e atividades natalinas, como a apresentação teatral “Pipo e o Natal Pé-Vermelho”
Para celebrar o aniversário de 90 anos de Londrina e comemorar as festividades de fim de ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), lançou nesta sexta-feira (29) o Calendário Cultural Londrina 90 anos.
Ao todo, a agenda abrange 252 atividades culturais que serão realizadas durante o mês de dezembro. Entre as 14 linguagens artísticas e culturais presentes, destacam-se exposições de fotografia, shows de música, apresentações de dança e teatro, mostras de cinema e artes visuais, envolvendo todas as regiões da cidade.
Do total de ações, 106 são patrocinadas pela Prefeitura de Londrina, por meio da SMC, sendo 79 atividades contempladas pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e 27 apoiadas institucionalmente pela própria Secretaria de Cultura. Somadas a esse número, ainda há atividades patrocinadas com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, viabilizados por meio do órgão municipal.
Além da programação disponibilizada no portal da Prefeitura, todas as atividades também podem ser consultadas no perfil de Instagram da Secretaria Municipal de Cultura, que será atualizado em conformidade com possíveis mudanças na agenda.
Para a secretária municipal de Cultura, Maria de Fátima Beraldo, as ações que foram pensadas para o calendário desse ano têm o propósito de trazer esperança, fé e determinação para a população da cidade de Londrina.
“O aniversário de 90 anos da cidade, devido à sua importância, está sendo lembrado e comemorado ao longo de todo o ano de 2024. Esse processo comemorativo se intensifica no dia 10, com atividades que transmitem a visão de uma cidade acolhedora, boa para se viver e trabalhar, e que pertence a cada pessoa que aqui reside”, destacou a secretária.
Conforme a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luísa Alves Fontenelle, as atividades culturais divulgadas pela pasta têm como papel ofertar à população londrinense uma diversidade de eventos. “Nosso objetivo é informar a população para que ela possa se programar, aproveitar as atividades culturais oferecidas e celebrar os 90 anos da cidade. Essa é uma data muito importante, que merece ser marcada e comemorada com entusiasmo”, sublinhou.
Londrina, 90 anos – Em comemoração ao aniversário de Londrina, serão realizadas 11 atividades culturais no feriado de 10 de dezembro.
Com início às 9h, um dos destaques será uma Cerimônia Cívica na Praça do Centro Cívico, localizada entre a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e o Fórum. A solenidade terá a presença da Banda de Metais de Londrina e discursos dos escritores Domingos Pellegrini e Célia Musilli sobre a sua relação com a cidade, além da entrega oficial das obras de reforma da sede da Câmara Municipal.
Natal Pé Vermelho – Além das atividades em celebração ao aniversário da cidade, Londrina contará com 49 eventos comemorativos de Natal.
Entre eles, destaca-se a peça “Pipo e o Natal Pé-Vermelho”, escrita pelo dramaturgo Maurício Arruda Mendonça e dirigida por Sílvio Ribeiro, que encantará o público londrinense entre os dias 18 e 22 de dezembro. Com classificação etária livre e entrada franca, a apresentação ocorrerá sempre a partir das 21h, na Funcart – Fundação Cultura Artística de Londrina (Rua Senador Souza Naves, 2.380), sujeita à lotação máxima de 200 pessoas.
O espetáculo, que tem um elenco formado por 10 atores e atrizes, narra as memórias do palhaço Pipo, que escolheu Londrina como lar em sua aposentadoria. Durante uma visita natalina de seu neto Alex, Pipo revisita o álbum de família e relembra as passagens do Gran Circo Balandronada pela cidade.
De acordo com o diretor teatral e coordenador da Escola Municipal de Teatro de Londrina, Sílvio Ribeiro, o enredo da peça é criativo e envolvente. “O dramaturgo Maurício Arruda Mendonça foi muito inteligente em contar toda a nossa história através de um circo que passava por Londrina a cada mês de dezembro. Na peça, o Pipo, um palhaço aposentado que mora em Londrina, resolve contar para o neto como é que foi essa história toda. Então, a gente pega desde a primeira vez que o circo esteve na cidade, em 1934, até os momentos mais atuais. Passamos pela época do café – o ouro verde – e da Geada Negra, incluindo os momentos alegres e momentos tristes, que nos levam a reflexões importantes nesse momento de Natal”, salientou.
Os ingressos estarão disponíveis em breve pela plataforma Sympla, e sua liberação será divulgada através das redes sociais da Funcart e da Secretaria Municipal de Cultura.
Casa do Papai Noel – Entre as comemorações referentes às festividades de fim de ano, também se destaca a Casa do Papai Noel, que ficará na Praça Gabriel Martins, no Calçadão de Londrina, de 5 a 23 de dezembro. A visitação poderá ser feita no local de segunda-feira a sábado, das 16h às 22h.
O espaço receberá uma Cantata de Natal do Grupo Chorus, apresentação circense com o Grupo Zirkus, contação de histórias com o palhaço Bocão, Concerto Natalino com o Coral Apocalipse e apresentações musicais com João e Maria Trio, Quinteto de Cordas Bravi, Plantão Sorriso e Paulo Vitor Poloni.
Confira a programação completa das atividades da Casa do Papai Noel:
05/12 – Chorus (cantata de natal) – 19h30
06/12 – Zirkus (atração circense) – 19h30
07/12 – Bocão (contação de histórias) – 10h
09/12 – Coral Apocalipse (concerto natalino) – 19h30
11/12 – Zirkus (atração circense) – 19h30
12/12 – Zirkus (atração circense) – 19h30
13/12 – João e Maria Trio (apresentação musical) – 19h30
14/12 – Thainara (contação de histórias) – 10h
16/12 – Quinteto de Cordas Bravi (apresentação musical) – 19h30
17/12 – Plantão Sorriso (apresentação musical) – 19h30
18/12 – Zirkus (atração circense) – 19h30
19/12 – Zirkus (atração circense) – 19h30
20/12 – Paulo Vitor Poloni (apresentação musical) – 19h30
21/12 – Daniella (contação de histórias) – 10h
Fonte: NCom