Centenas de vagões estão praticamente abandonados sobre a linha férrea tomada por matagal nas proximidades da localidade de Serra Morena, no município de Jataizinho. Uma situação que preocupa e contrasta com a relevância da ferrovia na colonização e no desenvolvimento do Norte Pioneiro, Norte e Noroeste do Paraná.
“Foi o caminho da criação de dezenas de municípios. As cidades nasceram ao longo da estrada de ferro, o trem alavancou o progresso. Agora a realidade é de descaso em decorrência da desativação do ramal ferroviário e do aglomerado de vagões numa extensão de muitos quilômetros. Parece um depósito de sucatas de trem”, relata o deputado estadual Tercilio Turini, que esteve no local nesta quinta-feira (dia 9) pela manhã acompanhado de lideranças do distrito de Frei Timóteo.
Ele expõe a preocupação da comunidade que vive nas imediações e também na área urbana. “Existem riscos de acidentes, de pessoas começarem a invadir os vagões para se abrigar, de acúmulo de sujeira e de outros perigos. Uma região tão bonita, de trilhas de caminhadas e passeios de ciclistas, de tranquilidade e muita beleza natural, agora está igual a um cemitério de vagões – como já está sendo chamado. Produtores rurais e suas famílias, moradores de Frei Timóteo e outras regiões de Jataizinho não querem mais esse cenário de abandono”, destaca Tercilio Turini.
A concessionária Rumo Malha Sul desativou em janeiro de 2024 o ramal ferroviário de Londrina a Ourinhos, na divisa com São Paulo, alegando falta de demanda por transporte ferroviário.
O deputado Tercilio Turini pede esclarecimentos à empresa e ao Ministério de Transportes sobre a situação das centenas de vagões no município de Jataizinho. Também pretende retomar na Assembleia Legislativa do Paraná o debate sobre a reativação do ramal ferroviário, envolvendo lideranças políticas, do setor produtivo e da comunidade regional.
“O trem teve papel determinante no desenvolvimento, é uma tristeza ver todo esse potencial largado. A linha do trem virou depósito de sucatas. A história, a cultura e elementos importantes do patrimônio do Norte Pioneiro, Norte e Noroeste do Paraná estão transformados em lixão. Não podemos aceitar isso”, declara o deputado estadual Tercilio Turini.