O Ministério das Cidades autorizou, nesta segunda-feira (20), a construção de 400 novas unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida no Paraná. A iniciativa atenderá nove municípios do estado, em uma ação que foi celebrada pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).
“Intercedi pessoalmente junto ao Ministério para incluir algumas dessas cidades nesta etapa do programa, atendendo às reivindicações das comunidades. Fico muito feliz em ver que a nossa demanda foi atendida e o governo Lula segue sensível às necessidades dos paranaenses, sempre comprometido com aqueles que mais precisam”, afirmou a parlamentar.
Entre as cidades contempladas estão Centenário do Sul, Iracema do Oeste, Iretama, Ivaiporã, Lidianópolis, Nova Esperança do Sudoeste, Paraíso do Norte, Rio Bonito do Iguaçu e Tibagi. O número de casas a serem construídas em cada localidade varia de 25 a 50 unidades, dependendo da demanda habitacional de cada região.
Revitalizado pelo governo federal, o Minha Casa Minha Vida tem como objetivo principal combater o déficit habitacional e promover a inclusão social. Em 2023, o programa entregou 491 mil unidades em todo o país, e, em 2024, registrou um aumento de 22% na meta de construções. O déficit habitacional no Brasil é estimado em 6,2 milhões de moradias, e a expansão do programa busca reduzir significativamente esse número.
A deputada destacou ainda que o avanço no Paraná reflete a prioridade dada pelo governo Lula às necessidades regionais. “A inclusão de mais municípios no Paraná demonstra o olhar atento do governo Lula para as necessidades regionais, fortalecendo a parceria com lideranças locais para transformar a realidade de quem mais precisa”, declarou.
Fonte: Brasil de Fato Paraná