Começa em Londrina, nessa sexta-feira (4), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Para que a ação chegue a um número maior de pessoas, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura a campanha com um posto de vacinação próximo ao portão de entrada do Parque de Exposições Governador Ney Braga, durante a ExpoLondrina 2025. Esse posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h e, nos sábados e domingos, das 10h às 22h.
Assim como nos anos anteriores, inicialmente a vacinação contra influenza é direcionada a grupos prioritários, com maior risco de contrair a doença e desenvolver complicações mais graves. Dessa forma, idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mulheres no pós-parto, pessoas com deficiência (PCD) ou doenças crônicas, trabalhadores da saúde, são alguns dos grupos que poderão receber a dose já nessa primeira fase.
A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é tríplice, ou seja, protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no hemisfério sul nos últimos meses: H1N1, H3N2 e B. E o primeiro lote encaminhado para a cidade contém 61.640 doses.
Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (3), a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, enfatizou a importância de proteger ao menos 90% do público-alvo, que totaliza 238.677 moradores do município. “Infelizmente, Londrina apresenta uma média de 54% de adesão à vacina. O foco principal é diminuir complicações nas doenças virais; consequentemente, diminuir internações por pneumonia e agravamento do quadro, que leva a septicemia e morte. Reduzir as complicações respiratórias, como broncopneumonia, internação e agravamento do quadro. E é a chance de protegermos as crianças e os idosos. Todos são importantes, mas as crianças de 0 a 6 anos e os idosos acima de 60 anos são o nosso foco principal de busca para a vacinação”, ressaltou a secretária.
Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde e realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA aponta que no Brasil, e em mais quatro países da América do Sul, a vacinação contra a influenza reduz em 35% o risco de hospitalização associada ao vírus entre grupos de alto risco. Entre as pessoas com comorbidades, essa queda chegou a 58,7%. E para crianças pequenas e idosos, a redução de internamentos foi de 39% e 31,2% respectivamente.
Uma novidade para esse ano é que os funcionários dos Correios também passam a compor a lista de grupos prioritários para a vacinação. Nesse caso, assim como os trabalhadores da saúde, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e de salvamento, professores dos ensinos básico e superior, para receber a dose é preciso apresentar, junto com um documento oficial de identificação, como RG ou CNH, um comprovante que ateste o vínculo profissional.
Ampliação do atendimento
Junto com o posto de vacinação da ExpoLondrina 2025, que funcionará durante toda a feira de domingo a domingo, seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão nesse sábado (5), das 8h às 17h, exclusivamente para aplicação das doses contra a influenza. São elas a UBS Guanabara (região central), Armindo Guazzi (leste), Alvorada (oeste), Maria Cecília (norte), Piza (sul) e Centro. Não será preciso agendar o atendimento, basta comparecer à uma das unidades com os documentos de identificação e, de preferência, com a carteira de vacinação em mãos. A partir de segunda-feira (7), todas as UBSs do município iniciam a imunização contra gripe, das 7h às 18h30.
Outra iniciativa da SMS para garantir o acesso dos londrinense à vacina é o horário estendido no período noturno, até as 22h. Essa ampliação começa na segunda-feira (7) pela UBS do Lindoia, seguida da UBS Piza na terça (8), Alvorada e Vila Brasil na quarta (9), Parigot na quinta (10) e, na sexta-feira (11), será a vez da UBS da Vila Casoni. E nos distritos, a unidade de Lerroville terá vacinação também na sexta-feira (11), porém até as 19h.
O funcionamento no período noturno deve continuar, em outras UBSs, até o dia 17 de abril. E, caso a procura seja satisfatória, a SMS pode prorrogar o atendimento estendido para as semanas seguintes.
Confira abaixo a lista completa do público-alvo prioritário para vacinação contra influenza:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da Saúde (serviço público e privado);
- Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);
- Professores do ensino básico e superior;
- Povos indígenas e quilombolas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores dos Correios;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Fonte: Blog Prefeitura de Londrina