Equipes estão nas ruas realizando diversos serviços, em muitos pontos da cidade, com retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões basculantes e pipas
A Prefeitura de Londrina realiza, durante todo o dia de hoje (19), diversos serviços de reparo aos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nas últimas 24 horas. O trabalho compreende limpeza de vias, sinalização e isolamento de áreas, vistorias, entre outros, e diversas equipes do Município estão nas ruas para a operacionalização dos serviços. Estão mobilizadas na força-tarefa, realizando a operação, as secretarias municipais de Obras e Pavimentação e do Ambiente, Defesa Civil e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
Entre os trabalhos que serão realizados durante o dia de hoje estão: limpeza de via devido a barro na pista na Estrada da Perobinha, próxima à Avenida Saul Elkind; limpeza de via devido à sujeira na pista na Avenida Dez de Dezembro com a BR-369; reparo no poço de visita de água pluvial, danificado pelas chuvas, na Avenida da Liberdade com a Rua da Esperança, onde será feita a reposição de tampa e/ou reconstrução do poço de visita.
Durante o dia também serão feitos sinalização e isolamento de área devido à erosão, no Zerão, próxima à escadaria, pois é necessário esperar o tempo firmar para realizar qualquer tipo de trabalho, já que a terra está muito molhada; sinalização com placas na Rua Kyoto Okawati, para evitar acidentes; vistoria na Rua Ângela Rosa; e vistoria na Rua Candido de Abreu, para patrolamento (regularização com motoniveladora de vias não pavimentadas).
No momento há seis equipes de pedreiros e ajudantes nas ruas, sendo três exclusivas para a realização do trabalho de limpeza de vias e manutenções estruturais e as outras nas demandas rotineiras. As esquipes contam com ajuda de diversos equipamentos, como retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões basculantes e pipas.
O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, disse que as chuvas causaram grandes prejuízos na cidade, em diversos pontos. “A Prefeitura como um todo está mobilizada no sentido de providenciar os reparos necessários que forem de responsabilidade do Município. As demandas são em diversos pontos, muitos locais nós já fizemos limpeza e readequação e temos uma lista que vamos resolver, por prioridade”, explicou.
Verçosa informou que ainda estão aparecendo novos problemas, que estão sendo incluídos na lista. Ele estima que o trabalho deva durar de 10 a 15 dias, no que se refere à resolução das questões mais simples. “Os serviços de desobstrução de vias, de reparos em tubulações e os emergenciais nós já iniciamos, como na Rua Olinda, onde ocorreu um afundamento de pista, próximo ao Ginásio Moringão, devido à problema na galeria. Os mais complexos vão depender até de elaboração de projeto”, contou.
A força-tarefa reparos iniciou ontem (18), contemplando limpeza de via devido à barro na pista na Avenida Aniceto Espiga com a Avenida Castelo Branco e na Rodovia Carlos João Strass com a Rua Noitibó; sinalização de buraco devido à problema na galeria, na Rua Olinda; patrolamento e recomposição da via não pavimentada no Parque Industrial Buena Vista; sinalização de poço de visita danificado devido à chuva, na Rua Jacarandá; e sinalização da via devido a erosão na pista, na Rua Ana Porcina de Almeida.
Ocorrências – Ontem (18), o município encerrou o dia com 19 ocorrências registradas pela população, entre alagamento, inundação, quedas de árvores, deslizamentos, entre outros. Em caso de necessidade, a população pode comunicar a Central de Emergência da Defesa Civil pelo 199 a qualquer hora do dia. Também há o aplicativo 153 Cidadão, disponível para qualquer celular, para o recebimento informações sobre pontos de alagamento, quedas de árvores, destelhamentos, entre outras solicitações.
Fonte: Redação Blog Londrina