A APP Sindicato comemora 75 anos nesta terça-feira, 26! Considerado um dos principais sindicatos do estado, a APP, tem se consolidado por sua história de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores (as) da educação do Paraná. Sua criação ocorreu graças a perseverança de professores (as) do Colégio Estadual do Paraná e do Instituto de Educação em 1.947.
O nascimento do Sindicato, um dos maiores da América Latina, hoje com mais de 70 mil sindicalizados(as), distribuídos em seus 29 núcleos regionais, se deu no contexto de reconstrução e reorganização social do pós-guerra, com laços mais fraternos e solidários.
Neste período, a APP participou de inúmeras lutas unificadas que tem possibilitado avanços, importantes conquistas como: o Estatuto dos Servidores Públicos, em 1970; do Magistério, em 1976; do Plano de Cargos e Salários dos Professores, em 2004; e dos Funcionários de Escola, em 2008, entre tantas outras.
A professora aposentada, Rosemary Dias Costa, participou ativamente destas lutas e garante que tudo valeu a pena. “ Precisávamos de criar um respaldo, uma entidade forte combativa que defendesse os interesses da categoria e uma educação de qualidade para todos. Não foi em vão e nas décadas de 1946 os educadores ganharam uma grande e forte aliada na defesa dos direitos: a App Sindicato. Juntos tivemos muitas conquistas, e a nossa luta continua, não pára”, declarou Rosemary que atualmente é secretária de aposentados do sindicato.
Já o funcionário de escola Josemar Lucas, garante que se sente orgulhoso em fazer parte do time da APP. Ele lembra que o sindicato tem sua trajetória consolidada como instrumento que contribui para para o processo de ensino e aprendizagem humanista e democrático do Paraná e do Brasil “Nós funcionarias (os) de escolas temos orgulho de fazer parte deste processo desde o inicio, ainda que na historia da Educação Pública e das politicas governamentais de educação alguns queiram inviabilizar essas educadoras (res) que atuam fora da sala de aula, pois hoje passamos a participar de forma mais direta com a unificação entre as categorias de professores (as) e funcionarias (os), neste que tornou se um sindicato referencia no Brasil e em outros países.”, destacou.
Valorização do coletivo
Em Londrina, o núcleo sindical da APP tem atuado em conjunto com outros segmentos de luta como o Coletivo de Sindicatos e outros movimentos sociais. O presidente do núcleo em Londrina, Márcio André Ribeiro, reconhece as dificuldades enfrentadas pelo movimento sindical no século XXI, e entende que a unidade é a melhor forma de enfrentar a retirada dos direitos da categoria. “ A nossa força está na união e não na individualização das questões. Quanto menos o mundo for coletivo, pior será para todos nós, pois não somos os donos do meio de produção, por isso não desistiremos da luta coletiva que é tão importante para todos nós”, disse Ribeiro.
Live de Comemoração
Para comemorar os seus 75 anos, a APP vai realizar uma live amanhã, 26, as 16h. Na pauta, o debate sobre a importância desta semana que marca o massacre do dia 29 de abril de 2015 e a preparação para o protesto que será nesta sexta-feira, 29, quando educadores(as) realizarão paralisação estadual para pressionar o governo pela renegociação da Data-Base, entre outros temas. A live será transmitida pelo canal da APP no youtube.
Texto: Elsa Caldeira com Assessoria APP