Na região de Londrina, a previsão é que mais de 71 mil alunos estejam matriculados
Após ser estendido por uma semana, o período de matrícula escolar para o ano letivo de 2023 nos colégios da rede estadual do Paraná acaba nesta terça-feira (08). O prazo é válido tanto para a matrícula inicial quanto para rematrícula de estudantes. Só em Londrina e municípios da região, a expectativa do núcleo é de 71 mil matriculados em 2023 do 6º ano do ensino do ensino fundamental e no ensino médio. Contando só Londrina, são mais de 43 mil matrículas e a cidade conta com 69 unidades educacionais, que são divididas em 1.958 turmas.
Para os estudantes que vão iniciar o 1º ano do Ensino Médio, além da matrícula no ensino regular, também existe a possibilidade de ingressar em um curso técnico integrado ao Ensino Médio. São mais de 40 mil vagas no Estado, para 40 opções de cursos, como Enfermagem, Administração, Gastronomia, Agronegócio, Desenvolvimento de Sistemas, Formação de Docentes, entre outros. Para se inscrever em um curso técnico, é preciso entrar em contato diretamente com a instituição de ensino
Entre os documentos que são solicitados estão certidão de nascimento, RG e CPF para maiores de 16 anos e comprovante de residência recente.
Os alunos de escolas municipais que vão passar a estudar na rede estadual receberam uma carta informando sobre a instituição de ensino para onde foram direcionados e alunos de fora da cidade também precisam entrar no site para fazer a opção da escola que pretende estudar, sempre respeitando o georeferenciamento, como explicou Jessica Pieri, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), em Londrina.
Os responsáveis legais dos alunos devem fazer o procedimento de forma online Área do Aluno no site da seed, na plataforma na qual também é possível fazer a atualização cadastral, emitir a declaração de matrícula, solicitar o histórico escolar e consultar o boletim escolar.
Fonte: CBN Londrina