O diabetes é uma doença séria que pode comprometer a saúde, em especial quando não controlada. Existe o diabetes tipo 1, onde há redução ou falta de produção de insulina, e o diabetes tipo 2, que aparece quando o organismo desenvolve uma resistência à ação da insulina. Ambos precisam de tratamento e mudança de estilo de vida.
Diretor do Departamento de Endocrinologia da Associação Médica de Londrina, Dr. Vitor Hugo Ferreira explica que o diabetes tipo 1 ocorre mais comumente desde infância e adolescência e não está associado a história familiar ou obesidade. Já o diabetes tipo 2 ocorre mais comumente após os 35 anos de idade, estando fortemente associado a história familiar e obesidade.
Ele destaca que o maior desafio no controle e combate do diabetes está em diagnosticar precocemente a doença e oferecer condições para as pessoas controlarem adequadamente a doença. “Para isso é necessário educação em diabetes, manter estilo de vida saudável e acesso às medicações adequadas”, completa.
Ações como as campanhas na área da saúde são fundamentais para conscientizar a população dos riscos da doença, que atinge pessoas de todas as idades. Dr. Victor Hugo cita que os principais sintomas que devem levar o paciente a buscar auxílio médicos são: urinar muito, perda de peso , alterações na visão, problemas no funcionamento dos rins e do coração, disfunção erétil, dores em pernas. “Entretanto, em uma fase inicial, a doença pode ser silenciosa, sendo importante que pessoas acima de 40 anos realizem medida de glicose no sangue em jejum anualmente”, orienta.
Sabendo que cerca de 7% da população têm diabetes, Dr. Vitor Hugo chama a atenção para atitudes que podem prevenir a doença, como ter alimentação saudável, evitar excesso de peso e ter uma rotina de exercícios. “Estudos mostram que manter peso saudável, bons hábitos alimentares e realizar 150 minutos de exercício por semana pode diminuir em até 58% a chance de vir a ter diabetes”, afirma.
Quando diagnosticado, o tratamento do diabetes vai depender do tipo da doença. Em todos os casos será necessário manter um estilo de vida saudável. “Para pessoas com diabetes tipo 1 será necessário fazer uso de insulina para proteger a vida da pessoa. Nos casos de pessoas com diabetes tipo 2, além do estilo de vida saudável, é necessário utilizar medicações em comprimidos ou medicações injetáveis. Alguns dos remédios necessários para tratamento do diabetes estão disponíveis no SUS e no programa Fármacia Popular”, conclui.
Fonte: Texto Fernanda Bressan, assessoria de imprensa