Aplicação da quarta dose em pessoas com 18 anos ou mais passou a ficar disponível em todos os postos de saúde nesta segunda-feira. Paraná enviou ofício ao Ministério da Saúde pedindo que a vacinação contra a Covid-19 seja incluída no calendário regular de imunização.
O mutirão de vacinação contra o coronavírus realizado pela Secretaria Municipal de Saúde no sábado (19) conseguiu atingir 8.061 adultos e 166 crianças. A iniciativa foi realizada como ponto de partida da imunização de pessoas com 18 anos ou mais de idade com as chamadas quartas doses na cidade. O restantes das unidades que chegaram ao município na última quinta-feira (17), cerca de 7 mil, passaram a ficar disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS) a partir desta segunda-feira (21). Ou seja, o londrinense adulto que não conseguiu participar do mutirão e tomou a terceira dose há pelo menos quatro meses pode entrar no site da prefeitura para agendar a aplicação da quarta dose. Segundo o município, cerca de 80 mil pessoas fazem parte desse novo público. Também continua liberado o agendamento para vacinação de crianças a partir dos seis meses de idade.
Em entrevista coletiva na última semana, para o anúncio da vacinação das crianças, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, defendeu a eficácia do imunizante, que, segundo ele, é recomendado por especialistas e tem aval técnico da Anvisa.
De acordo com especialistas, a vacinação contra o coronavírus foi a principal responsável por diminuir o número de casos e mortes em todo o país. A imunização se torna ainda mais importante num momento do surgimento de duas novas variantes da doença, que podem gerar uma nova onda de diagnósticos positivos e, consequentemente, o aumento no número de internados nos hospitais.
Na sexta-feira (18), o Governo do Paraná enviou ofício ao Ministério da Saúde solicitando a inclusão da vacinação contra a Covid-19 no calendário regular de imunização. Ou seja, o estado quer que o coronavírus passe a ser tratado como outras doenças que, anualmente, têm campanhas de vacinação. A sugestão do Paraná é de que as doses sejam aplicadas juntamente com a vacina contra a Influenza na Campanha de Vacinação de 2023.
Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde solicitou o envio de mais doses para a imunização das crianças com e sem comorbidades, de seis meses a dois anos de idade. O estado precisa de 972.310 unidades para vacinar todas as crianças nessa faixa-etária com as três doses necessárias. Nesta semana, o estado deve receber 497 mil vacinas para continuar imunizando as pessoas com as primeiras e as segundas doses de reforço contra a doença.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.
Fonte: Redação CBN Londrina