Atividades serão realizadas em diferentes locais para conscientizar a população; 78% dos novos casos de contágio por HIV são de pessoas com 20 a 34 anos
Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra o HIV/Aids, instituído nesta quinta-feira (01), a Prefeitura de Londrina terá diversas ações em diferentes pontos da cidade. O trabalho, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Sífilis/Hepatites B e C, terá apoio de entidades e parceiros com o intuito de conscientizar a população sobre formas de prevenir a transmissão do HIV e demais infecções sexualmente transmissíveis, bem como a importância do diagnóstico e tratamento oportuno. Pela manhã desta quinta-feira (01), das 8h30 às 12h, a equipe do Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI) estará na Praça Gabriel Martins, que fica no Calçadão, abordando a comunidade para sensibilização e orientação técnica sobre a prevenção do HIV. Participam desta ação a Comissão Municipal de IST/Aids (COMUNIAIDS) e alunos do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches.
Na unidade Centro do SESC, alunos do Senac também farão uma sensibilização sobre ISTs, teste rápido e divulgação do autoteste para HIV, das 11h às 13h. Em frente ao Restaurante Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL), das 11h30 às 13h e das 17h às 19h, haverá distribuição e divulgação do autoteste para HIV, em mais uma ação educativa sobre ISTs. Essa iniciativa também vai orientar sobre o teste Rápido para HIV/Sífilis/Hepatites B e C; e terá participação de integrantes dos Projetos de Extensão Safety e Adolescer, junto com alunos do Colégio Aplicação. O teste rápido para o HIV é uma ferramenta importante para contenção da doença pois auxilia no diagnóstico precoce, o que proporciona ao paciente tratamento e acompanhamento adequados, com melhor prognóstico e qualidade de vida.
Em Londrina, o teste rápido para HIV é ofertado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho; nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); Clínica Psiquiátrica Vila Normanda; Hospital Dr. Anisio Figueiredo (Hospital Zona Norte); Hospital Dr. Eulalino Ignácio de Andrade (Hospital Zona Sul); Penitenciária Estadual de Londrina (PEL); Maternidade Municipal Lucila Ballalai; e nas maternidades do Hospital Universitário (HU-UEL), Hospital Evangélico (HEL), Hospital do Coração (Unidade Bela Suíça), e Hospital Mater Dei. Desde segunda-feira (28), o CTA ampliou o horário de agendamento para realizar o teste rápido, com vagas disponíveis até amanhã, quinta-feira (1°). Qualquer pessoa pode acessar o site da Prefeitura e selecionar um horário de atendimento, das 7h às 18h, para serviços de testagem rápida e aconselhamento. O atendimento inclui, ainda, a distribuição de kits contendo preservativos masculino e feminino, informativos e autoteste. A partir de quinta-feira (1°), o agendamento retorna ao horário regular, das 7h às 11h30.
Segundo a cirurgiã-dentista do Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho, Lázara Regina Rezende, o CTA tem tido boa procura nesse período de atendimento em horário estendido. Ela contou também como se dá o acolhimento das pessoas que comparecem para fazer o teste de HIV e demais ISTs. “Basta comparecer, no horário que foi agendado pelo site da Prefeitura, será feita uma ficha e, em seguida, a coleta. O tempo para obter o resultado é em torno de 15 a 20 minutos. A entrega é feita individualmente e de forma sigilosa, quando são repassadas todas as orientações sobre as formas de prevenção, esclarecimento sobre cada uma das doenças e dos testes feitos, que são HIV, sífilis, hepatite B e C. Caso a pessoa tenha mais alguma dúvida, é feita a orientação também”, detalhou. Dentro da programação especial pelo Dia Mundial de Luta Contra o HIV/AIDS, a Prefeitura de Londrina participa ainda do II Simpósio HIV/Aids da Universidade Estadual de Londrina (UEL), organizado pelo Projeto Viva PositHIVo e que inicia nesta quarta-feira (30), às 18h, e prossegue no dia 1° de dezembro, das 18h às 21h30. As inscrições ainda podem ser feitas neste link.
As palestras e entrevistas do simpósio serão realizadas no anfiteatro do Centro de Ciência e Saúde do Hospital Universitário (HU-UEL). A programação completa está disponível no Instagram @VivaPositHIVo, e contempla os seguintes temas: patogênese da infecção pelo HIV; diagnóstico da infecção pelo HIV; transmissão vertical do HIV; tratamento; Mandala da Prevenção combinada; assistência humanizada à PVHIV; qualidade de vida: dieta e exercício; relato de uma vida com HIV; além de distribuição gratuita de autotestes de HIV. De acordo com o Programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), 38,4 milhões de pessoas vivem com HIV, em todo o mundo. E só em 2021, 1,5 milhão de pessoas foram recém-infectadas.
O levantamento da Secretaria Municipal de Saúde identificou que, até o dia 22 de novembro, no Ambulatório de HIV/Aids, foram abertos 202 novos prontuários de pacientes com HIV, sendo 202 do sexo masculino e 35 do sexo feminino. A maioria dos casos de infecção pelo HIV está na faixa de 20 a 34 anos, que corresponde a 78% dos casos. E só em 2022, já foram registrados 34 óbitos por AIDS. Em todo o ano de 2021, o Centro de Testagem e Aconselhamento realizou 2.828 testes rápidos para HIV. E neste ano de 2022, no período de 2 de janeiro a 31 de outubro, esse montante já foi superado, com 3.695 testes realizados. Com informações do N.Com.
Fonte: Redação Paiquerê