Desabamento de terra aconteceu em 28 de novembro soterrando 16 veículos. Duas mortes foram confirmadas e seis pessoas foram resgatadas com vida
Na última segunda-feira (28), um deslizamento de terra soterrou 16 veículos na BR-376, próximo a Guaratuba, no litoral do Paraná. Até o momento, foram confirmadas duas mortes e seis pessoas foram resgatadas com vida, mas não há como saber com precisão o número de vítimas sob a lama.
Veja o que se sabe e o que foi feito no local do deslizamento até agora.
A matéria será atualizada à medida que novos boletins da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros forem divulgados.
Segunda-feira, 28 de novembro
Por volta das 15h30 do dia 28 de novembro, um talude cedeu no trecho da serra da BR-376, levando a concessionária Arteris Litoral Sul (responsável pelo trecho conhecido como Corredor do Mercosul até 2033) a deixar o trânsito em pista simples no trecho do km 669. Não houve vítimas.
Cerca de três horas e meia depois, às 19h30, uma nova queda ocorreu, atingindo carros e deixando os dois sentidos da rodovia interditados.
O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas na noite de segunda, mas tiveram que interrompê-las durante a madrugada devido à instabilidade do tempo.
A estimativa inicial era de que o deslizamento tivesse afetado 21 veículos – 15 carros e seis caminhões.
Terça-feira, 29 de novembro
Retomadas na manhã do dia 29, as buscas foram novamente interrompidas à tarde.
A primeira morte foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) às 10h do dia 29 e, por volta das 16h, o Corpo de Bombeiros do Paraná informou ter encontrado o corpo da segunda vítima.
Até terça-feira, seis pessoas haviam sido retiradas com vida do local.
Quarta-feira, 30 de novembro
Após a paralisação dos trabalhos por risco de novos desabamentos, os bombeiros retomaram as buscas por outras vítimas na manhã de quarta-feira. No dia 30, autoridades do Paraná deram as primeiras informações sobre o possível número de vítimas: 30.
Ainda na quarta-feira, seis veículos foram retirados do local, sendo três carros e três carretas. Todos foram levados para o estacionamento do posto da PRF na serra, onde se concentram as equipes de resgate.
Em coletiva de imprensa cedida pela força-tarefa que atua no local, a Defesa Civil informou que a grande quantidade de terra em cima da pista preocupa por um possível desabamento da rodovia. Na entrevista, a PRF afirmou que era responsabilidade da concessionária interditar a BR-376 antes do deslizamento. A Arteris Litoral Sul, por outro lado, disse ser prematura, “neste momento, qualquer afirmação sobre as causas do deslizamento […] pois não contaria com o embasamento técnico necessário”.
Quinta-feira, 1º de dezembro
Nesta quinta, a operação de busca completou mais de 60 horas ininterruptas. De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, o segundo corpo foi retirado da lama e mais de 7 mil metros cúbicos de terra foram removidos do sentido norte da rodovia. As equipes removeram quase todos os veículos pesados que estavam visíveis no deslizamento e iniciaram a remoção da massa de terra da pista sentido sul.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a estimativa de potenciais vítimas foi reduzida em relação à previsão original (30 pessoas), mas as projeções podem ser alteradas à medida que novas informações são coletadas.
Sexta-feira, 2 de dezembro
Nesta sexta, segundo boletim divulgado às 10h30 pelo Corpo de Bombeiros, todos os veículos visíveis no local do deslizamento foram retirados: seis veículos pesados e três leves. A remoção de terra na pista sentido sul continua e, com a condição atmosférica favorável, as equipes esperam evoluir o trabalho.
A Polícia Científica segue fazendo busca ativa de possíveis vítimas a partir das ligações recebidas, inclusive em hospitais e em parceria com autoridades de Santa Catarina. Até a manhã desta sexta, foram constatadas 14 pessoas envolvidas diretamente no incidente.
Houve ainda uma nova reunião do gabinete de crise no Centro de Operações Cidade da Polícia em que foi definido que a Arteris irá informar as autoridades federais sobre as condições de liberação de uma ou das duas pistas.
De acordo com a concessionária, foram identificados 14 pontos com pequenos e médios deslizamentos de terra em outros locais da BR-376. Por isso, equipes da empresa que trabalhavam em outros trechos foram realocados para atuar nesses locais, fazendo uma patrulha diária.
Fonte: Redação Plural