Ação dos voluntários da Fraternidade Ajuda Cristã alimenta até 400 pessoas na zona leste de Londrina há 43 anos
É uma rotina sagrada. Enquanto muitos estão indo dormir após a ceia de Natal, o corretor de seguros Amauri Santos está acordando para começar a preparar o tradicional almoço natalino que é servido no salão da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Siam, na zona leste de Londrina. “O Natal sem esse ato seria vazio”, resumiu.
O evento ocorre há 43 anos e é organizado pela FAC (Fraternidade Ajuda Cristã). Na manhã deste domingo (25), cerca de 25 voluntários de diferentes denominações religiosas se dividiam em várias frentes para poder produzir até 400 pratos de comida, que serão servidos a pessoas em situação de rua, famílias carentes de bairros próximos e indígenas. O cardápio é especial: churrasco, frango assado, arroz, maionese, farofa e macarronada.
Quem comanda a cozinha há 31 anos é Gelson Ailton Gil. O corre-corre lembra o de uma cozinha industrial, mas já foi até maior em anos anteriores. “Antes também era o responsável pela carne, mas hoje temos outro voluntário nesta parte, e cuidava do frango. Em casa todos já sabem: ceio com eles, mas no dia de Natal minha missão é aqui. Enquanto tiver uma pessoa com fome, estaremos nos doando”, destacou o terapeuta ocupacional e chef de uma loja especializada na sobremesa inglesa banoffe.
O Fraternidade Ajuda Cristã distribui toda a quarta-feira aproximadamente 150 marmitas nos bairros Santa Fé, Monte Cristo e Morro do Carrapato, na região leste, onde também é feito um trabalho de evangelização. Foi num bate-papo há mais de quatro décadas que surgiu a ideia de fazer o almoço no dia de Natal. “Vimos a necessidade das pessoas, muitos não tinham programação para este dia. Começou pequeno e foi criando corpo, com cada vez mais gente entrando e ajudando”, comentou Amauri, que coordena o grupo.
PRESENTES
Além do alimento, as famílias ainda vão ser beneficiadas neste domingo com sorvete e ganharão panetone e refrigerante ao final. Um Papai Noel também vai distribuir brinquedos para as crianças. A maior parte de tudo que está sendo usado e entregue veio de doação.
“Para nós é um momento diferenciado. São pessoas carentes e muitos nem tanto de comida, mas de amizade, de se sentirem valorizadas. Para nós não existe distinção, são todas servidas e especiais”, destacou, emocionado. A família de Amauri também faz parte de todo o trabalho solidário. “Minha esposa ajuda, minhas duas filhas. Passando de geração”, valorizou.
‘TODOS SÃO IGUAIS’
Na Kombi do FAC, que estava estacionada em frente ao salão da igreja, está o principal ideal dos voluntários: “Estava com fome e me destes de comer”, versículo bíblico retirado do livro de Mateus. “Aqui são todos iguais, não existe menos ou mais importante. Estamos para servir”, frisou.
SERVIÇO – Quem quiser colaborar com doações para as atividades da Fraternidade Ajuda Cristã pode entrar em contato pelo número (43) 98401-1008
Fonte: Redação Folha de Londrina