Balanço da PRE traz, ao todo, mais de 4 mil flagrantes de motoristas acima da velocidade permitida, além de 68 acidentes, com 69 feridos e 15 mortos
Mais uma vez o excesso de velocidade por parte dos motoristas foi a “pedra no sapato” das equipes policiais escaladas para reforçar a fiscalização nas estradas estaduais e federais de todo o estado durante o feriado prolongado da Padroeira. Tanto a operação da PRE como da PRF começaram à meia-noite da última quarta-feira (11) e só terminaram no final da noite de domingo (15). Nas rodovias estaduais, foram aplicadas 4.194 multas contra motoristas flagrados pelos radares acima da velocidade permitida. Houve, inclusive, flagrantes de condutores a mais de 150 km/h. Como a operação durou quatro dias, é como se, a cada 24 horas, mais de mil multas tivessem sido emitidas. A cada hora, 43 motoristas foram multados pela PRE por conta do excesso de velocidade.
Além disso, o balanço da operação mostra que 1.981 veículos e 3.347 pessoas foram abordados e fiscalizados; 1.513 veículos foram autuados por diversas infrações, 729 condutores passaram pelo teste do bafômetro, sendo que 15 apontaram para a embriaguez ao volante e, desses, seis acabaram com os motoristas presos em flagrante pelo crime de trânsito. Ainda conforme a PRE, 68 acidentes foram registrados nas estradas estaduais durante o feriado prolongado. As ocorrências deixaram 69 feridos e 15 mortos. Não foram divulgados dados especificamente para a região de Londrina.
Já a PRF divulgou números com esse recorte. Durante os quatro dias de operação, 449 pessoas e 391 veículos foram fiscalizados, sendo que 26 carros foram recolhidos por alguma irregularidade. As equipes também fizeram 276 testes do bafômetro: 12 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante e um deles acabou preso por crime de trânsito.
Em relação ao excesso de velocidade, foram expedidas 1.071 multas pelos radares da PRF somente na região de Londrina. Num dos casos, o motorista foi flagrado acima dos 200 quilômetros por hora. As equipes também emitiram 44 multas pelo não uso do cinto de segurança e uma porque uma criança estava sendo transportada fora da cadeirinha. A PRF registrou cinco acidentes de trânsito no norte do estado, com 11 pessoas feridas e nenhuma morte. As informações são do agente da PRF, Rafael Sambatti.
Fonte: CBN Londrina