Na última segunda-feira (22), o professor Grimaldo Carneiro Zachariadhes, cujos estudos são voltados a compreensão da censura e resistências durante a ditadura civil-militar no Brasil e suas relações com segmentos religiosos, concedeu entrevista exclusiva para a jornalista Franciele Rodrigues, do Portal Verdade.
Zachariadhes é historiador, com graduação e mestrado realizados na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também possui doutorado em História, Política e Bens Culturais desenvolvido no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) vinculado à Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Atualmente, o docente que é autor de livros como “1964: 50 anos depois, a ditadura em debate” e “Ditadura militar na Bahia: novos olhares, novos objetos, novos horizontes”, coordena o projeto “Resgate da História”, responsável por mapear e coletar milhões de documentos que demonstram a repressão imposta pelos governos militares nos estados brasileiros e exterior.
Zachariadhes veio a Londrina para participar do lançamento do e-book “Vigilâncias e Silenciamentos Durante a Ditadura Militar Brasileira (1965-1985)”. O evento ocorreu na Livraria Olga no último sábado (20). A coletânea (disponível aqui) é resultado de uma década de investigação documental realizada por discentes da graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOC) da Universidade Estadual de Londrina a partir de acervos da ditadura civil-militar brasileira.
A obra é organizada pelos pesquisadores José Wilson Assis Neves Júnior; Raíssa Regina Brugiato Rodrigues; Aline Salles Pedrazani e Luan Prado Piovani, sob coordenação do professor Fábio Lanza. A conversa abordou assuntos como reflexos dos anos de chumbo na atual organização da sociedade brasileira, ascensão de movimentos negacionistas e revisionistas, interfaces entre religiões e conservadorismo, direito à memória, sobretudo, de grupos subaternizados como indígenas e camponeses.
Ainda, partindo da greve de docentes das universidades estaduais no Paraná, o pesquisador pontuou a criminalização do movimento sindical no país e as tentativas de apagar as lutas e conquistas da classe trabalhadora.
Acompanhe entrevista na íntegra:
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.