Desde mostra de cinema até plantio de árvore, evento reafirma a presença indígena na Universidade
Para divulgar e ampliar o conhecimento acerca das culturas indígenas, a Comissão Universitária para os Indígenas (CUIA) promove a segunda edição do “Abril UEL Indígena”. Com inscrição gratuita, a programação conta com diversas atividades, desenvolvidas durante todo o mês de abril.
A proposta do evento é promover o combate ao racismo contra indígenas, além de levantar pautas, junto aos acadêmicos indígenas da Universidade estadual de Londrina, que representem os anseios de suas comunidades.
Entre as atividades programadas, estão; mostra de cinema, lançamento de documentário, estudo sobre a literatura indígena, mostras de arte, shows e rodas de conversa com jovens lideranças do movimento negro e do movimento indígena.
Para a professora do Departamento de Educação, Eloá Soares Dutra Kastelic, que compõe a coordenação colegiada da Cuia, o evento possibilita a visibilidade afirmativa da presença indígena nos cursos de graduação e pós-graduação da UEL, além da resistência histórica dos povos Kaingang e Guarani na região de Londrina. “Tal visibilidade, pronunciada pelas vozes dos próprios indígenas, nos provoca ao enfrentamento e a superação do racismo estrutural e cotidiano que ainda se manifesta no dia a dia das salas de aula, dos Centros de Estudos e nas relações sociais na universidade”, disse.
Presença indígena para além de abril
A Comissão Universidade para os Indígenas (CUIA), organiza o Vestibular indígena da UEL juntamente com as demais intuições de ensino superior do Paraná. “Desde quando o estudante indígena ingressa na UEL, até a conclusão de seu curso, há uma estrutura que caminha com o apoio da Reitoria de Graduação”, comenta Kastelic.
A UEL é pioneira na oferta do “Ciclo Intercultural”, modalidade especial de graduação que recebe os estudantes por um período de um ano e oferta conteúdos ministrados em Eixos teóricos por docentes da UEL. Após atingir o desempenho considerado essencial, o estudante é inserido no curso de graduação de escolha. A partir disso, a Comissão promove o acompanhamento do aluno ingressante, realizado por um docente do mesmo curso de graduação. Conforme a resolução nº 133/2013, o Ciclo destina-se a auxiliar a permanência e o desenvolvimento acadêmico dos estudantes indígenas.
Um dos fatores que motivaram a criação do “Abril UEL Indígena”, ainda de acordo com Kastelic, foi a campanha “UEL na Luta contra o Racismo”, da qual a Cuia faz parte juntamente com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), entre outros setores. “Vimos a oportunidade de evidenciar que existe racismo contra os povos indígenas e umas das maneiras de enfrentar é informar as pessoas sobre as culturas, seus valores e cosmovisões” afirma.
Para se inscrever no “Abril UEL Indígena” basta acessar o link. As inscrições vão até o dia 11 de abril.
Confira a programação:
05/04 – Mostra do documentário “Este é o nosso Tekoha: Memória e resistência Ñande Kera no Oeste do Paraná”
Convidadas: Ana Lúcia Ortiz Martins, Gilza Ferreira Kaingang
Local: Sala de Eventos do CECA (683) Horário 08h30
Atividade promovida pela disciplina Clínica do Social: políticas de subjetivação
11/04 – Mulheres que inspiram
Literatura Indígena
POTIGUARA, Eliana. Metade Cara, Metade Máscara
Local: Sala do Ciclo (483 CESA)
Horário: 16h30
16/04 – Quizomba
Exposições/mostras de arte indigena, apresentações culturais e outros
Local: Vila Cultural Canto do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL)
Horário: 15h00 às 21h30
18/04 – Lançamento das Autobiografias do Ciclo Intercultural de Iniciação Académica dos Estudantes Indígenas da UEL
Local: Sala de Eventos do CECA (683)
Horário: 19h00
25/04 – Mulheres que inspiram
Literatura indígena
POTIGUARA, Eliana Metade Cara, Metade Máscara
Local: Sala do Ciclo (483 do CESA)
Horário: 16h30
27/04 – Plantio de árvore em homenagem aos povos indígenas
Local: Próximo ao Cequinha
Horário 18h00
27/04 – Lançamento do documentário “Terra sem males”
Reginaldo Aparecido Alves Guarani, cacique da Terra Indígena do Pinhalzinho (Guarapirama/PR)
Local: Sala de Eventos do Ceca (683)
Horário:19h00
*Matéria da estagiária Victoria Luiza Menegon, sob supervisão.