Para mobilizar a comunidade a cuidar do espaço e tentar sensibilizar entidades e Prefeitura de que algo precisa ser feito, Catedral de Londrina organiza mutirão de limpeza e pede mais segurança
Um espaço que, apesar da revitalização recente a um custo de R$ 2,8 milhões, ainda sofre com alguns problemas antigos. No início de janeiro, poucos dias antes da entrega oficial pela Prefeitura, a reportagem da CBN Londrina visitou o Bosque Central e ouviu elogios de quem frequenta o espaço, mas também escutou críticas, principalmente sobre a sujeira causada pelos pombos.
Na época, o secretário Municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, afirmou que o local recebia limpeza diária e que este seria um problema de muitas cidades do mundo. Mas, quem vive ou frequenta a região segue dizendo que a grande quantidade de pombos continua sendo um transtorno, que os bancos estão cheio de fezes e que o mau cheiro está espantando as pessoas.
O padre Rafael Solano, pároco da Catedral de Londrina, por exemplo, diz que o Bosque Central melhorou, mas ainda tem uma série de problemas, causados inclusive por serviços mal feitos durante a revitalização.
Ele afirma que falta iluminação e que o espaço voltou a se tornar um local desagradável, principalmente por conta da sujeira e cita exemplos de cidades que conseguiram resolver o problema da superpopulação de aves em algumas áreas.
Para mobilizar as pessoas a cuidar do espaço e tentar convencer Prefeitura e entidades de que algo precisa ser feito, o pároco da Catedral afirma que a ideia é começar fazendo um grande mutirão de limpeza.
Padre Solano diz que a segurança é outra dificuldade, e, mais uma vez, diz que o problema está nos arbustos, que impedem uma iluminação mais efetiva de algumas áreas e a visibilidade de quem passa pelas ruas do entorno do Bosque.
Em nota, a Prefeitura de Londrina informou que a CMTU lava o piso, varre e recolhe todo material das lixeiras de segunda a sábado, sempre no começo da manhã. Ainda segundo a nota, a Secretaria Municipal do Ambiente vem monitorando a situação dos pombos no Bosque e nos próximos dias, deve testar uma nova técnica para afugentar os pássaros.
Em relação à segurança do espaço, a Prefeitura informou que o local é monitorado por câmeras da Guarda Municipal, que tem feito patrulhamento e abordagens na região, num trabalho conjunto com a Polícia Militar.
Fonte: CBN Londrina