Só dois colégios da rede pública aceitaram participar de projeto de terceirização
A Secretaria da Educação do Paraná anunciou nesta quinta (15) quais serão os dois grupos privados que vão assumir a gestão de escolas públicas no estado. O Apogeu assumirá a administração do Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais. Já a gestão do Colégio Estadual Aníbal Khury Neto, em Curitiba, ficará a cargo do Grupo Insígnia (Rede Decisão).
Essas foram as duas únicas unidades da rede estadual de ensino em que a comunidade aceitou participar do programa Parceiro da Escola, lançado pelo governo Ratinho Jr. (PSD). O plano da Secretaria de Educação era fazer o mesmo em 27 colégios da rede estadual, mas na maior parte o governo não conseguiu convencer os pais de que se tratava de ↓ma boa ideia ou não conseguiu quórum para aprovar a mudança.
Escolas terceirizadas
O governo do Paraná está se propondo a pagar à iniciativa provada para cuidar da gestão de escolas terceirizadas. O pagamento é feito por número de alunos na escola. Segundo o secretário de Educação, Renato Feder, a ideia é “modernizar” a gestão e dar mais tempo para que os profissionais da educação se dediquem ao ensino e à parte pedagógica. O discurso, porém, não convenceu nem os sindicatos nem a comunidade escolar.
No anúncio dos grupos escolhidos para gerir as escolas terceirizadas, a Secretaria diz que o Grupo Apogeu tem nota 614,98 no ENEM e hoje atende cerca de 8 mil alunos, com 21 anos de mercado. Já o Grupo Insígnia, com 39 anos de história, tem 578,14 no ENEM e 8,4 mil alunos.
Fonte: Redação Plural