Outra agenda confirmada depois dos atos desta terça-feira (06) é a reunião no SEAP amanhã (07), às 14h, com a presença da comissão do Sindicato formada para estudar o QPSS
Caravanas de servidoras(es) da saúde de várias regiões do estado ajudaram a lotar o Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná durante audiência pública que tratou da “Data base e política salarial dos(as) servidores(as) do Executivo”. Simultaneamente, na sala da CCJ, acontecia a prestação de contas quadrimestral da Secretaria de Saúde do Estado, quando a categoria foi até o local e protestou durante fala de Beto Preto.
Após intervenção do deputado Arilson Chiorato, cobrando do secretário transparência na discussão do Quadro Próprios dos Servidores da Saúde (QPSS), e pressão dos servidores(as) presentes, aconteceu o início do diálogo com Beto Preto. O próximo passo é uma nova reunião, previamente agendada para a próxima semana, com o objetivo de pautar principalmente a questão do QPSS.
Outro resultado da mobilização também tem ligação com o Quadro Próprio. Trata-se da confirmação de reunião na Secretaria de Administração e Previdência (SEAP) amanhã (07), às 14h, para buscar soluções e defender os direitos da categoria na reestruturação da carreira. Nesta conversa, a comissão do Sindicato formada para estudar este tema estará presente.
Para o SindSaúde os desdobramentos dos eventos desta terça-feira (06) mostram que a categoria está unida pela defesa dos direitos conquistados. Valoriza também o trabalho dos dirigentes que estão presentes nos locais de trabalho e os que percorrem o estado para ouvir a base. Para a entidade, toda esta construção de diálogo com os representantes do governo estadual só é possível coletivamente.
Audiência pública
Com o objetivo de discutir a “Data-Base e a política salarial dos servidores públicos do Poder Executivo do Paraná” servidoras(es) do estado lotaram o Plenarinho da Assembleia Legislativa. Os parlamentares presentes falaram sobre a luta pela Data Base e a necessidade de reconhecer o trabalho dos servidores.
Também criticaram a política de desvalorização dos servidores públicos pelo governo Ratinho Junior, ressaltando que há espaço no orçamento para pagar a reposição salarial. Além de enfatizar que a desvalorização dos servidores é uma opção política do governador.
A audiência organizada pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES) foi promovida pelo deputado estadual Professor José Lemos (PT). Também estiveram na mesa os parlamentares Requião Filho (PT), Luciana Rafagnin (PT), Arilson Chiorato (PT), Ana Julia (PT), Doutor Antenor (PT) e Evandro Araújo (PSD), e os parlamentares federais Tadeu Veneri (PT) e Carol Dartora (PT).
Fonte: SindSaúde-PR