As secretarias municipais de Assistência Social e Saúde com o apoio da Guarda Municipal, seguem realizando ações de abordagem a pessoas em situação de rua no calçadão de Londrina e demais pontos da região central da cidade. A intenção é encaminhar essas pessoas para atendimentos médicos, psiquiátricos ou de assistência social.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, desde o início do ano, estima-se que mil pessoas já receberam algum tipo de atendimento, durante as ações que são realizadas ao menos uma vez por semana, a maior parte são usuários de drogas ou pessoas com problemas psiquiátricos.
A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, explicou que as abordagens ao longo do ano, mostraram a existência de um novo público nas ruas, as pessoas em situação de drogadição e que o trabalho conjunto com a Guarda Municipal é essencial nesse momento.
Desde o início dos trabalhos, o que chamou a atenção da prefeitura, foi que a maior parte das pessoas em situação de rua não são de Londrina, algumas dessas pessoas chegaram a relatar que foram mandados para cá por outros municípios. A Secretaria Municipal de Assistência Social, está conversando e oficializando esses demais municípios, além de cobrar o Governo do Estado, quanto as posturas que estão sendo tomadas.
A ação conjunta das Secretarias da Saúde, Assistência Social e Guarda Municipal deve continuar por tempo indeterminado.
Fonte: CBN Londrina