Pena, mais baixa registrada até agora, foi proposta por Alexandre de Moraes
Por maioria de votos, mais oito réus foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), diante dos atos golpistas de 8 de janeiro. Com a decisão, chega a 20 o número de condenados pela depredação da sede do STF, do Congresso e do Palácio do Planalto. O julgamento no plenário virtual foi encerrado na noite desta segunda-feira (24).
Seis ministros acompanharam o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, pela condenação dos acusados. A pena ainda não foi definida porque os ministros Edson Fachin e Cristiano Zanin defendem menos tempo do que o proposto por Moraes.
O entendimento do relator foi seguido, totalmente, pelos ministros Luiz Fux, Cármem Lúcia e Dias Toffoli. Divergiram os ministros André Mendonça, Luis Roberto Barroso e Nunes Marques.
Entre os julgados está o londrinense Orlando Ribeiro Junior. Ele teve pena decretada de 3 anos, em regime aberto. Segundo Moraes, não há provas de crimes mais graves. Para os outros réus, foram propostas condenações de 14 e 17 anos de prisão.
Com a decisão da corte, essa é a menor pena registrada até o momento.
Os processos envolvem os réus Raquel de Souza Lopes, Felipe Feres Nassau, Cibele da Piedade Ribeiro, Charles Rodrigues dos Santos, Fernando Placido Feitosa, Gilberto Ackermann e Fernando Kevin da Silva. Para Felipe Nassau, os ministros aplicaram a mesma pena de Orlando.
Fonte: Tem Londrina