Programação inclui bate papo sobre literatura, contação de histórias e oficinas; participação é gratuita e aberta a todo o público, sem necessidade de inscrição
O Sistema de Bibliotecas Públicas do Município de Londrina celebra, de segunda (24) a quinta-feira (27), a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A data comemorativa foi estabelecida nacionalmente pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980 e, em Londrina, será celebrada com atividades em todas as bibliotecas municipais que integram o Sistema. O cronograma inclui contação de histórias, rodas de conversa sobre literatura e poesia, oficinas de desenho e exposição de livros de Gabriel García Márquez e outros escritores latino-americanos. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, sem limite de vagas nem necessidade de inscrição.
De acordo com a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Leda Maria Araújo, a comemoração ocorre em todo o território nacional na última semana de outubro. “O objetivo é articular e promover ações que atuem no fomento ao livro, à leitura, à literatura, e à democratização do acesso à informação. No âmbito municipal, buscamos desenvolver ações culturais e de leitura nas nossas bibliotecas públicas, e todas as pessoas podem chegar e participar”, convidou.
A celebração marca também o retorno da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca ao formato presencial, uma vez que nos últimos dois anos, a semana foi celebrada com atividades on-line. “Nesse período pós pandemia, a pedagogia da presença, olho no olho, é fundamental para o acolhimento, para estar mais próximo da população”, destacou Araújo. Não haverá atividades na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, que está passando por reformas.
Programação
As atividades começam na segunda-feira (24), com um bate-papo sobre Literatura e Poesia, com a escritora Isabela Cunha, autora do livro Cianureto. A conversa marca o início do Projeto Bibliotecas de Norte a Sul, que visa conectar atividades nas bibliotecas das regiões norte e sul. O bate-papo será às 14h, na Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati, localizada na avenida Guilherme de Almeida, 2260, na região sul. Já na terça (25) a autora ministrará mais um bate-papo com a mesma temática, às 11h, na Biblioteca Lupércio Luppi, que fica na avenida Saul Elkind, 790, na região Norte.
Também na terça-feira (25), o Projeto Aventureiros do Amanhecer fará uma apresentação e contação de história sobre os livros da Coleção Financinhas, que ensinam noções básicas de educação financeira para crianças. A atividade começa às 14h, na Biblioteca Eugênia Monfranati (Av. Guilherme de Almeida, 2260, na região sul).
A quarta-feira (26) trará atividades em três bibliotecas. Das 9h às 14h30, a professora da Rede Municipal, Renata Suzue Ogata, ministrará uma oficina de desenho com mediação de leitura. A ação será na Biblioteca Infantil de Londrina, que fica na Praça Primeiro de Maio, 110, no Centro.
No mesmo dia, às 10h, será promovida a Hora do Conto, com contação da História do Pequeno Pinguim, e oficina de marcador de livro. O local da atividade é a Biblioteca Ramal Vila Nova (Padre Adelino De Carli), que fica na Rua Purus, 45, na Vila Nova, Centro.
Ainda na quarta (26), a fundadora do Projeto Autimizar, que atende famílias e crianças autistas de Londrina e região, Sarai Brito, ministrará o workshop “Conhecer para incluir – falando sobre Autismo”. A oficina será às 9h, na Biblioteca Eugênia Monfranati (Av. Guilherme de Almeida, 2260).
Já na quinta-feira (27), último dia das celebrações, a Biblioteca do Centro de Esportes Unificados (CEU) participa da segunda edição do Rolê da Justiça, oferecido pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) de Londrina, do Tribunal de Justiça do Paraná. As atividades começam às 9h e se estendem até as 16h, e trazem diversos serviços e orientações jurídicas gratuitas no âmbito do Direito da Família, assim como agendamentos do Cadastro Único, atendimento da Central Única de Vagas em Creches da Prefeitura, dentre outros serviços. A Biblioteca do CEU é localizada na Rua Angelo Gaioto, s/n, no Jardim Santa Rita, na Região Oeste.
A Biblioteca do CEU será palco também, às 9h, do projeto Toda Quinta Tem História, que trará a contação da história “Grão de Milho”, de Olalla González e Marc Taeger, ministrada pela professora Renata Suzue. Também na quinta, às 14h, Renata Suzue contará novamente a história do mesmo livro, pelo projeto Toda Quinta Tem História, desta vez, na Biblioteca Eugênia Monfranati.
Arrecadação e exposição
Fazem parte também da programação duas atividades que já estão sendo promovidas desde 10 de outubro, e seguem até o dia 31. São elas a Campanha de Arrecadação de Livros exigidos no Vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a exposição de livros de Gabriel García Marquéz e outros nomes da literatura latino-americana.
Os livros da lista da UEL para o biênio de 2023 e 2024 são: Contos novos, de Mário de Andrade; Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus; Histórias que os jornais não contam, de Moacyr Scliar; O rei da vela, de Oswald de Andrade; O seminarista, de Bernardo Guimarães; Niketche, de Paulina Chiziane; Torto arado, de ltamar Vieira Junior; Melhores poemas, de Fernando Pessoa; Chove sobre minha infância, de Miguel Sanches Neto; e Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga. Esses livros podem ser doados até 31 de outubro na Biblioteca Infantil de Londrina (Praça Primeiro de Maio, 110, Centro).
Já a exposição de livros latino-americanos integra o Projeto Bibliotecas de Norte a Sul, que visa impulsionar as atividades das bibliotecas Eugênia Monfranati (que é na região Sul) e Lupércio Luppi (Av. Saul Elkind, 790, região Norte). O intuito é realizar atividades culturais, educativas e literárias nessas duas bibliotecas ao mesmo tempo, e, por isso, a exposição está sendo feita simultaneamente nas duas bibliotecas, até o dia 31.Com informações do N.Com.
Fonte: Redação Paiquerê