A intenção é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no país, reduzir os bolsões de não vacinados e aumentar as coberturas vacinais
Começa nesta segunda-feira (27) e vai até o dia 14 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2024. O dia D da vacinação será em 08 de junho.
Londrina recebeu 31 mil doses contra a pólio, suficientes para atender a polução com menos de 4 anos na cidade. A vacina está disponível em todas as 54 UBSs – Unidades Básicas de Saúde do município. De acordo com secretário municipal de saúde, Felippe Machado, a orientação é que todas as crianças com menos de 5 anos tomem uma dose de reforço da vacina contra paralisia infantil mesmo se estiver com o calendário em dia.
A campanha é voltada para crianças menores de 5 anos e tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no país, facilitar o acesso à vacina, reduzir os bolsões de não vacinados e aumentar as coberturas vacinais. Felippe Machado espera melhorar a cobertura vacinal da cidade que atualmente não passa de 75%, enquanto a OMS – Organização Mundial de saúde recomenda 95% ou mais.
A poliomielite é uma doença grave e altamente contagiosa causada pelo poliovírus selvagem tipo 1, 2 ou 3 e sua transmissão ocorre através do consumo de água e alimentos contaminados por fezes que contém o vírus.
No Brasil, a doença foi erradicada na década de 1990, mas ainda está presente em dois países Paquistão e Afeganistão.
Fonte: CBN Londrina