Mês tem o foco na prevenção do suicídio. Lançamento oficial vai ser às 20h
O lançamento da Campanha Setembro Amarelo será nesta segunda-feira (12), às 20h no auditório da Universidade Anhanguera (antiga Unopar), no Jardim Piza. O foco é a prevenção ao suicídio. O evento é organizado por entidades de saúde, e a ideia é promover ações educativas e de conscientização.
O Setembro Amarelo foi instituído pela lei municipal nº 12.506/2017, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao suicídio, em reconhecimento ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro. Durante o mês, serão realizados eventos educativos no Calçadão de Londrina, para informar a população sobre como identificar possíveis sinais de doenças mentais e, se necessário, realizar encaminhamento para serviços públicos de atendimento. Também haverá palestras para profissionais de saúde, de segurança pública e de educação. A programação completa será divulgada durante o lançamento da campanha.
O diretor executivo do Hospital Vida e idealizador da campanha, Felipe Urbanski, detalhou as ações realizadas no mês que vem.
Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgados em 2024 indicam que a taxa de suicídios no país teve crescimento médio de 3,7% ao ano, entre 2011 e 2022. Já as taxas de notificações por autolesões aumentaram 21% ao ano, neste mesmo período. Entre os jovens a situação é mais preocupante. A taxa de suicídio cresceu 6% ao ano, entre 2011 e 2022, e as autolesões na faixa etária de 10 a 24 anos aumentaram 29% ao ano. Falar sobre suicídio ainda é um tabu. Mas para o idealizador da campanha, é necessário falar sobre o tema.
O lançamento oficial da campanha será nesta segunda-feira (12), no auditório da Universidade Anhanguera, no Jardim Piza.
Fonte: CBN Londrina