A iniciativa é um convite da Governança de Turismo de Londrina, integrante do Ecossistema de Inovação – Instituto Estação 43 e que reúne empresários, entidades e o poder público, todos ligados ao setor
Os candidatos à prefeitura de Londrina assinaram, na manhã desta quarta-feira (14), uma Carta de Compromisso com o turismo local. A iniciativa é um convite da Governança de Turismo de Londrina, integrante do Ecossistema de Inovação – Instituto Estação 43 e que reúne empresários, entidades e o poder público, todos ligados ao setor. A assinatura coletiva aconteceu no Hub de Inovação e Turismo no Boulevard Shopping Londrina.
Antes da assinatura, a coordenadora da governança, Maria Ângela Ferraz, detalhou e explicou as demandas solicitadas. Assinaram o documento os seguintes candidatos: Barbosa Neto, Hérika Galli (vice de Diego Garcia), Márcia Bastos (vice de Isabel Diniz), Maria Tereza Paschoal de Moraes, Nelson Villa e Tercílio Turini. Os candidatos Diego Garcia e Isabel Diniz estavam ausentes, mas enviaram seus candidatos a vice. Tiago Amaral justificou ausência porque estava em compromissos em Curitiba com o governador. A assessoria sinalizou que o candidato pretende assinar a carta posteriormente.
Entre as demandas solicitadas estão, em primeiro lugar, a criação de uma Secretaria Municipal do Turismo. “Acreditamos que todas as outras demandas têm muito mais eficácia na medida em que exista um órgão executor”, ressalta Maria Ângela. Cidades pequenas e próximas a Londrina, como Maringá, já têm o órgão. O segundo pedido é aplicação do Mapa Estratégico do Turismo de Londrina e do Plano Municipal do Turismo, com ênfase em tornar Londrina um Destino Turístico Inteligente (DTI). Os documentos embasam a atividade e, em certa medida, estão sendo realizados, porém, dependem do poder público em alguns itens.
As demandas seguintes solicitam pedidos antigos que podem potencializar ainda mais Londrina como um destino turístico. Entre elas, a criação de portal turístico, isto é, um site indexado à página da prefeitura na internet onde esteja não apenas o calendário oficial de eventos, mas, informações turísticas sobre a cidade no qual os turistas tenham acesso a horários de funcionamento, ingressos, linhas de ônibus, etc. Por fim, a governança também pede o compromisso em preciso criar, estruturar e manter um Centro de Eventos, um Observatório do Turismo e um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Inteligente. Com informações da assessoria de imprensa.
Fonte: Redação Paiquerê FM News