Sábado, dia 20 de abril, às 15 horas, o Cine Diversidade exibirá o documentário A morte e vida de Marsha P. Johnson, no Sesc Cadeião Cultural de Londrina, com entrada franca.
Após a sessão haverá uma Roda de Conversa disparada por filme seguido de roda de conversa com a Graduada em Geografia pela UEL, Ativista dos Direitos Humanos e Comunidade LGBTQI+, Rafaella Rocha; pela jornalista pela UEL, especializada em Direitos Humanos pela PUC-RS, mãe de dois, ativista feminista e integrante de Néias, Cecília França, com a mediação da Mestre em Antropologia e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, Professora de Antropologia, no Departamento de Ciência Sociais da UEL, Presidenta de Néias e inetegrante do Entretons, Martha Ramírez.
O filme celebra o legado da ativista e veterana da revolta de Stonewall, Marsha P. Johnson e retrata a lógica da transfobia em torno das circunstâncias de sua morte. O documentário de 2017 retrata o legado político deixado por Marsha, que ao lado de Sylvia Rivera, foi a responsável por fundar a Transvestites Action Revolutionaries, um grupo de ativistas trans do país e o levante de Stonewall, que inspirou as Paradas LGBTQIAPN+ pelo mundo. No filme, enquanto enfrenta uma onda de violência contra mulheres trans, a ativista Victoria Cruz investiga a morte de sua amiga, em 1992.
Esta sessão, em especial, estará também pautando o debate sobre transfeminicídio a partir do diálogo com as três ativistas/pesquisadoras convidadas. Esta atividade compõe a agenda de ações desenvolvidas no mês de abril pelo Néias – Observatório de Feminicídios Londrina, em celebração aos três anos de atuação do coletivo feminista. Para maiores informações sobre o Observatório acessar o site https://www.observatorioneia.com/
O Cine Diversidade é uma ação do Projeto de Extensão da UEL “Entretons: Disrupturas Discursivas Decoloniais de Comunicação de Vidas que Importam”, integrante do grupo de pesquisa e extensão “Entretons” e da DECO – Decolonialidade na Comunicação. A ação exibe mensalmente filmes queers, seguidos de rodas de conversa, abertas a todas as pessoas da cidade e região, que possibilitem uma troca sobre questões antimachistas, antirracistas, anticapacitistas e anticoloniais.
O queer aqui é compreendido de forma ampla, enquanto corpos não valorados pela sociedade capitalista e neoliberal.
SERVIÇO
Cine Diversidade: A Vida e a Morte de Marsha P. Johnson
Dia: 20/4
Horário: 15h
Entrada Franca
Fonte: Comunicação Entretons