Objetivo da ação, que integra o calendário do Maio Amarelo, é levar orientações sobre segurança no trânsito às pessoas com mais de 60 anos
Nesta quinta-feira (26), das 13h30 às 14h30, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promove ação educativa no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da zona oeste, localizado na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. Realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso (SMI), a atividade inclui apresentações teatrais e a distribuição de materiais informativos.
O objetivo é falar sobre segurança no trânsito e as particularidades que as pessoas acima dos 60 anos encontram nas ruas. Para isso, a coordenadoria de Educação da CMTU levará palhaços para interagir com os idosos. A intervenção prevê uma dinâmica com os amigos do trânsito, personagens em fantoche utilizados para abordar, de modo lúdico, temas específicos de determinado público.
São responsáveis pelas atuações os estagiários de artes cênicas da companhia, Matheus Mendes e Roberto Bruno, com roteiro e direção da relações públicas da CMTU, Mara Diniz de Assis. As apresentações e os panfletos entregues abordam questões, como o direito à credencial de estacionamento exclusivo, os cuidados necessários ao dirigir, atravessar a via ou caminhar pela calçada; as limitações típicas da idade e outros tópicos.
O diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, destacou que, com a população das cidades vivendo cada vez mais, é de suma importância investir na conscientização dos idosos. “A certa altura da vida, há diminuição de reflexos e perda de agilidade, o que faz com que muitos vovôs e vovós sejam vítimas de acidentes”.
Com a ação no CCI, o propósito é convencer os presentes de que, durante o processo de envelhecimento, a cautela no trânsito precisa ser redobrada. “Muitos são atropelados ao cruzar a via, tropeçam e caem ao caminhar ou batem o carro por terem menos velocidade de reação, daí a urgência falar com esse público”, ressaltou Dalbem.
A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, lembrou que a parceria que ocorre anualmente dentro do Maio Amarelo com a CMTU é fundamental para diminuir os números da violência. “Trata-se de uma ação muito importante para conclamar todos rumo a uma sociedade humanizada e segura, harmonizando motoristas e pedestres em favor da vida”, declarou.
Segundo o boletim estatístico de trânsito divulgado pela companhia no início de maio, das 19 pessoas que perderam a vida em ocorrências nas ruas e avenidas da cidade entre janeiro e abril, duas tinham mais de 60 anos. Ambas vieram a óbito em função de atropelamentos.
Fonte: Danylo Alvares | Blog Londrina