Segundo a Companhia, donos de lotes têm 15 dias para regularizar a situação ou terão que pagar multa, além de uma taxa de administração pelo serviço
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização começou a notificar os donos de terrenos particulares da cidade, para que, em até 15 dias, façam a limpeza e a roçagem dos lotes com mato alto. A notificação foi publicada no Jornal Oficial do Município desta quarta-feira e define ainda que a manutenção deve ser realizada durante todo o ano, inclusive nas calçadas.
Pela lei municipal, a multa é de R$ 2,00 por metro quadrado não roçado. Alvaro Nascimento, diretor de Operações da CMTU, explica que o Código de Posturas também prevê o pagamento de uma taxa de administração de 10% sobre o valor do serviço executado.
No ano passado, as denúncias feitas pela população resultaram na emissão de quase 2.500 avisos. Desse total, pouco mais de 900 donos de imóveis não regularizaram a situação e acabaram multados.
E se esses números se mantém praticamente estáveis de um ano para outro, o problema, explica o diretor da CMTU, é a reincidência e o fato de muitos proprietários não morarem em Londrina.
Para denunciar terrenos com mato alto, basta entrar em contato com a CMTU pelo telefone 3379-7900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou acessar o site cmtu.londrina.pr.gov.br.
De acordo com a Companhia, a cidade tem, aproximadamente, 40 mil lotes particulares. Com essa quantidade de terrenos, diz o diretor da CMTU, as denúncias feitas pela população são fundamentais.
Segundo a CMTU, o atendimento das denúncias leva em conta, entre outros pontos, a quantidade de queixas em determinado local e as informações do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti, o LIRAa, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: CBN Londrina