Grupo, formado exclusivamente por mulheres negras, irá pautar assuntos como educação antirracista e empreendedorismo negro
“Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela” – o alerta é de Ângela Davis, professora, filósofa e integrante dos Panteras Negras, movimento que surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 1960, com a finalidade de lutar pelos direitos da população afro-americana. Atravessando décadas e espaços, o entendimento serve para descrever a mobilização de mulheres negras em diversas partes do mundo como a do Coletivo Black Divas, que agora também passa a integrar o time de colunistas do Portal Verdade.
Fundado em 2003, o grupo formado exclusivamente por mulheres negras tem entre suas finalidades combater o racismo, a violência contra a mulher e incentivar o empreendedorismo feminino. Sandra Aguillera, coordenadora da frente, conta que a parceria com o veículo já foi estabelecida há algum tempo por meio da produção de matérias que buscam evidenciar o trabalho desenvolvido pelo movimento na cidade.
Um exemplo é a divulgação da 4ª edição do Crespinhos anunciada em outubro de 2022. Realizado em Londrina, desde 2019, o encontro artístico-cultural é voltado para crianças de três a 12 anos, em Londrina, busca promover formas de empoderamento frente ao racismo (relembre aqui).
Para ela, este diálogo foi fundamental para que o convite de nossa editora-chefe Elsa Caldeira chegasse. Além disso, Aguillera destaca a importância do espaço para dar maior visibilidade às atividades do Coletivo.
“Nós somos leitoras assíduas e temos algumas matérias no Portal. São matérias que permeiam nossa luta e acreditamos que o convite veio por conta das ações que desenvolvemos como promover a igualdade racial, por meio de ações educativas, culturais e sociais. Receber esse convite foi extremamente incrível com sentimento real de sororidade. Ter uma coluna é algo muito significativo para o Coletivo Black Divas. Caminhar e conhecer quem caminha conosco é importante demais”, afirma.
A coluna intitulada “Identidades e Representações: Coletivo Black Divas” contará com publicações quinzenais. Os textos serão assinados por todas as integrantes e irão abordar assuntos como educação antirracista, saúde da população negra, narrativas de mulheres negras que inspiram, empreendedorismo negro, potencialidades e violências contra crianças negras, estética negra e lugar de fala.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.