Evento acontece no Cafezal das 14h às 22h com feirinha, música, gastronomia e apresentações culturais; não perca!
Na próxima terça-feira, 13 de fevereiro, londrinenses já têm ponto de encontro marcado, com muita música, artesanato, gastronomia, brechós e apresentações artísticas na 1ª Mostra Cultural e 52ª Feira Black do Coltivo Black Divas. O evento acontece das 14h às 22h, no Conjunto Cafezal, e tem patrocínio do Ministério da Cultura por meio da Lei Paulo Gustavo.
Com 20 anos de atuação consolidada na promoção do empoderamento e da emancipação da população negra em Londrina, esta é a primeira vez que o Coletivo Black Divas acessa um financiamento para suas ações. A emoção é grande entre as integrantes.
“Nossa feira já começou há bastante tempo, é a 52ª edição! Mas agora faremos a 1a mostra com edital da cultura. E está muito bacana. Teremos o pessoal da gastronomia, do artesanato, os brechós e as apresentações artísticas que são excelentes, de qualidade mesmo, como a sempre sonhou”, declara a coordenadora do coletivo, Sandra Aguilera.
O edital prevê outras três edições da Mostra Cultural ao longo do ano. As datas ainda serão divulgadas.
A 1ª Mostra Cultural e 52ª Feira Black conta com apoio e parceria da Secretaria Municipal da Mulher e apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Copel e Prefeitura Municipal de Londrina.
Programação cultural
Apresentações artísticas, culturais e musicais compõem a 1ª Mostra Cultural e 52ª Feira Black. Às 17h tem apresentação de danças urbanas; às 18h, voz e violão com Regi Oliveira; 19h, Pagode da Quebrada e às 20h, Black Power Soul às 20h. Todo o evento contará com interpretação em libras por Gabriela Alves.
Outras atrações imperdíveis ficam por conta da Associação Esportiva Reverence de Ginástica Rítmica, às 15h, do Jazz Ballet da Escola de Dança Carol Aleixo, às 16h30, e do Centro de Treinamento de Taekwondo Morumbi, às 17h30.
A cultura afro segue representada entre os expositores e expositoras, como Luciane Santos e suas bonecas da Zuri Bonecas Artesanais.
“Acreditamos na força do empreendedorismo negro e da comunidade negra, e precisamos valorizar as pessoas das mais diversas aéreas da nossa cultura sempre. Então realizar um evento voltado às pessoas que querem valorizar suas trajetórias é extremamente forte e importante; somar e estar em espaços que as pessoas são inspiradoras é incrivel e o melhor é contruibuir para que todas/os/es sejam um marco da representatividade na vida de outras/os/es empreendedores negros/as, que um dia serão assim. Esse sentimento de ser e acontecer o nosso povo merece, e consquistou isso lá quando construiu o Brasil. Portanto estar em lugares como a 52ª Feira Black Empreendedorismo e 1ª Mostra Cultural é representatividade pura! Sabe o sentimento de querer estar nesse evento? É o que realmente estamos sentindo agora”, finaliza Sandra Aguilera.
Sobre o Coletivo
Fundado em 2003, o Coletivo Black Divas atua com foco no empoderamento e emancipação de mulheres negras, especialmente nas comunidades periféricas de Londrina. Em junho de 2023, o coletivo obteve o título municipal de utilidade pública, concedido a partir de projeto de lei apresentado pela vereadora Lu Oliveira.
Dentre as ações desenvolvidas pelo Black Divas estão campanhas de combate à violência contra as mulheres; desenvolvimento e apoio a projetos nas áreas da cultura, esporte, educação, meio ambiente, saúde, assistência social, segurança pública e geração de renda; fomento ao empreendedorismo – sempre com foco no combate ao racismo.
Durante a pandemia o coletivo teve papel essencial no combate ao avanço da miséria nas comunidades periféricas, promovendo campanhas de doação de alimentos e vestuário.
Contato para entrevistas: Sandra Aguilera (coordenadora do coletivo) – (43) 99663-0301
Serviço: 1ª Mostra Cultural e 52ª Feira Black
Local: Av. Presidente Eurico Gaspar Dutra, 1117 – Conjunto Cafezal
Data: 13/02/2024
Horário: das 14h às 22h
Fonte: Rede Lume de Jornalistas