Na próxima quinta-feira, 13, às 19h30, o Coletivo Popular Vista Bela em Movimento promove uma roda de conversa com o tema “Anticapacitismo e Mobilidade Urbana: Lutando pelos Direitos das Pessoas com Deficiência”. O evento será realizado no Espaço Bota Fé, localizado na Rua Solon Alves Rego, n° 158, zona Norte de Londrina.
O encontro surge em resposta às frequentes reclamações sobre os serviços de mobilidade urbana, especialmente as dificuldades e preconceitos enfrentados por pessoas com deficiência no Residencial Vista Bela.
“A partir das demandas dos moradores com deficiência do Residencial Vista Bela, recebemos diversas reclamações. Embora pontuais, essas queixas recorrentes chamaram nossa atenção para a necessidade de conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência, especialmente no que diz respeito à mobilidade urbana” explica Vanessa Carolina, representante do Coletivo.
Um exemplo mencionado por Vanessa envolveu a conduta inadequada de um servidor na linha de ônibus que atende o Residencial Vista Bela. “Um dos moradores, pessoa com deficiência e utilizando uma cadeira de rodas motorizada, foi confrontado pelo motorista de ônibus com uma atitude desrespeitosa e discriminatória. O motorista, longe de demonstrar empatia ou compreensão, sugeriu que o morador não precisava utilizar o transporte público, já que, segundo ele, ‘não cansa mesmo’.”
A roda de conversa contará com a presença especialistas e ativistas na área, como João Vitor, estudante de direito e integrante do Coletivo Ciranda da Paz; Beatriz Silva, socióloga e servidora da Prefeitura Municipal de Londrina; e Liana Lopes Bassi, coordenadora do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR), que trarão suas visões institucionais e experiências na luta anticapacitista.
Segundo Vanessa, o debate buscará não apenas discutir os problemas, mas também formalizar as reclamações e propor soluções práticas. “O cidadão não precisa se humilhar para acessar um direito. Ele está garantido na Constituição, então, na prática, ele deve se efetivar. Quais são os caminhos? É muito importante esse debate para que a gente compreenda e, de forma coletiva, consiga encontrar estratégias para materializar esses direitos dos moradores na comunidade,” pontua.
O Coletivo Vista Bela em Movimento espera que a participação dos moradores e apoiadores fortaleça a luta por inclusão e justiça social, não apenas no Residencial, mas em toda a cidade de Londrina.
Serviço
Roda de Conversa: Anticapacitismo e Mobilidade Urbana – Lutando pelos Direitos das Pessoas com Deficiência
Data: 13 de junho de 2024
Horário: 19h30
Local: Espaço Bota Fé, Rua Solon Alves Rego, nº 158, Londrina-PR
Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.