Projetos foram divididos em dois blocos, todos aprovados por unanimidade.
A sessão da Câmara Municipal de Londrina, desta terça-feira (13), aprovou 6 projetos em diferentes setores, chama a atenção ao menos 3 propostas ligadas aos animais e a instituição do Dia Municipal da Cultura Libanesa ao calendário de comemorações oficiais de Londrina, a ser comemorado nos dias 25 de março de cada ano.
A votação rápida e separada em blocos incluindo diversos projetos em uma única votação, aprovou em 1ª discussão, o projeto de lei do selo Empresa Amiga dos Animais, que será concedido a firmas que demonstrem responsabilidade socioambiental ao colaborar com a causa animal. A concessão do selo ocorrerá mediante solicitação à Prefeitura, acompanhada de documentação comprobatória, e será válida por 2 anos.
Outro projeto aprovado no mesmo bloco da votação, em 1ª discussão é relacionado ao Dia Municipal da Cultura Libanesa, que a partir de 2025, será incluído ao calendário de comemorações oficiais de Londrina, a ser comemorado nos dias 25 de março de cada ano.
Por fim, ainda em 1ª discussão, os vereadores aprovaram em bloco a inclusão de outra data no calendário de comemorações oficiais do município, trata-se do evento Maratona de Londrina 60+.
Os vereadores votaram ainda um outro bloco de projetos, esse com destaque a 3 propostas aprovadas por unanimidade, entre elas, a redação final sobre a criação da carteirinha de identificação para cuidadores e protetores de animais, mediante cadastro junto à Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).
Na área do esporte, houve a aprovação da redação final do PL que reconhece a prática do Wheeling e outras manobras acrobáticas com motocicletas e bicicletas como uma modalidade esportiva no município.
Além disso, os vereadores aprovaram em 2ª discussão a criação da campanha educativa de conscientização sobre os malefícios acarretados pela infestação de pombos nas áreas urbanas de Londrina, de acordo com o projeto, a campanha tem o objetivo de divulgar que os pombos são vetores de doenças graves e precisam ter um controle adequado a fim de minimizar os prejuízos à população e ao meio ambiente.
Fonte: CBN Londrina