O Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina pede doação de sangue durante o carnaval. É comum que aconteçam acidentes durante o período e que haja pessoas necessitando de doadores. Segundo a instituição, os tipos que mais estão em baixa são o O-, O+ e B-. A assistente social do Hemocentro do HU, Ana Padilha, faz o apelo.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), são 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos atendidos com doações. No ano passado foram pouco mais de 202 mil doações, com média de 16,8 mil por mês 0até a última segunda-feira (24). O sangue é utilizado para atender a demanda de 93% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná.
O Hemocentro do HU de Londrina estará com horário alterado durante o feriado de carnaval, e não atende na segunda (3) e nem na terça (4).
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.
O Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina fica na rua Claudio Donizete Cavalieri, anexo ao HU.
Fonte: CBN Londrina